19 de abril de 2024 - 05:29

TV Digital: Ministro das Comunicações ratifica cronograma de desligamento do sinal analógico

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, confirmou o cronograma de desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil, que está programado para ser concluído até o final de 2018. Essa posição foi confirmada durante a reunião promovida na sede da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) com a diretoria da instituição. “Temos grandes desafios no prazo de um ano, como poderá ser visto na efetivação da TV Digital em Brasília, no dia 26 de outubro”, comentou.

“Com o novo formato digital, vamos entregar a frequência de 700 MHz para as empresas de telecomunicações, que ampliarão a qualidade do 4G em todas as regiões”, exaltou André Figueiredo, ao exaltar a ampla participação das emissoras na divulgação das campanhas de conscientização sobre a necessidade de conversores para os modelos mais antigos e das antenas para captação do novo sinal.

Sobre a gestão da pasta, André Figueiredo mostrou confiança na retomada do crescimento nacional a partir da contribuição da radiodifusão. “Gosto de desafios e essa pasta, que me foi confiada pela presidente Dilma Rousseff, é uma oportunidade que permite um desenvolvimento estrutural e social no país em conjunto com um setor fundamental. Vamos superar também a instabilidade política”, comentou.

Abert-IMG 9471

“Tenho priorizado o diálogo, pois é a base para evoluir nas demandas. Os parâmetros das outorgas estavam represados e estamos caminhando no sentido de regularizar toda a demanda”, acrescentou.

O presidente da Abert, Daniel Slaviero, pontuou que os encaminhamentos gerados pelo Ministério, nos últimos seis meses, têm feito diferença para o desenvolvimento do setor. “Avançamos no desligamento da TV digital, com a conclusão do projeto-piloto em Rio Verde (GO), e acertamos o preço para migração do AM para FM, com o início da transmissão na cidade de Juazeiro do Norte. Isso mostra uma evolução importante a partir de demandas que estavam represadas há muito tempo”, explicou.