
Com a chegada da terceira onda de calor do ano, cujo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia indica que deve durar, pelo menos, até sexta (15 de março), é importante manter alguns cuidados para manter a saúde e exercitar a paciência: de acordo com o meteorologistas do Inmet, a atuação do fenômeno El Niño segue até maio, com tendência de temperaturas altas para o período.
A ingestão adequada de água e líquidos é o mais importante. Uma pessoa de 70 quilos deve ingerir entre 2 e 3 litros de água para manter as boas funções do corpo diante da baixa umidade do ar.
É importante evitar a prática de exercícios físicos entre as 10 h e as 16 horas, período em que a umidade relativa diminui consideravelmente, resultando em maior ressecamento das vias aéreas. Essa condição aumenta o risco de sangramento e congestão nasal, bem como episódios de falta de ar, crises de faringite e rinite, e potencialmente exacerbação de asma. Durante os períodos de atividade física mais intensa, quando o gasto metabólico é elevado, a ingestão de água deve ser ainda mais enfatizada.
Saiba mais sobre este calorão e como buscar alívio na reportagem de Letícia Schefler ao Jornal da Educativa: