Alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia indica que a onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul, elevando em até 5ºC a temperatura máxima, deve permanecer atuante pelo menos até sexta (15 de março).
Formada na fronteira entre o Paraguai e o norte da Argentina e fomentada pelas características do fenômeno El Niño, que aqueceu as águas do Oceano Pacífico junto ao litoral da América do Sul, a massa de ar quente e seco é densa e atinge a maior parte do Estado, que exceção do extremo Norte.
A alta densidade desta massa de ar impede a chegada de frentes frias capazes de alterar as dinâmicas do clima no Estado.
Podem ser registradas temperaturas máximas de até 40º C e baixa umidade relativa do ar, com valores entre 15% e 35%. Pela proximidade com o “epicentro” desta massa de ar, o calorão deve ser destaque principalmente nas regiões Sul, Sudoeste e Sudeste do Estado.
Clima hoje
Em Campo Grande, os termômetros marcam 24°C inicialmente e chegam aos 34°C ao longo do dia. Dourados tem mínima de 24°C e máxima de 37°C. Na região Sul, Ponta Porã e Iguatemi amanhecem com 24°C, com máximas de 35°C e 37°C, respectivamente.
Em Paranaíba, no Bolsão, a mínima prevista é de 24°C enquanto a máxima atinge 35°C; Três Lagoas, na mesma região, tem 25°C pela manhã e 37°C à tarde. No Norte do estado, os valores em Coxim e Camapuã apresentam variação entre 25°C e 34°C.
No Pantanal, Aquidauana e Corumbá chegam aos 37°C nos horários mais quentes do dia, com mínimas respectivas de 26°C e 27°C. Porto Murtinho, na região Sudoeste, tem mínima de 27°C e máxima de 39°C, temperatura mais alta do dia.
Fotos: Álvaro Rezende