7 de maio de 2024 - 21:18

“Tenho o compromisso de fazer pesquisa para este Estado”, diz pesquisador que escolheu MS para viver

Waldir Leonel tinha apenas 8 anos de idade quando o então presidente da república, Ernesto Geisel, assinou a lei complementar número 31 criando o mais novo estado do Brasil. Em 11 de outubro de 1977 nascia o Mato Grosso do Sul.

Mas foi somente em 1995, aos 27 anos, que o recém-formado biólogo e geógrafo saiu de Andradina, no interior de São Paulo, e se mudou para a capital do novo estado da federação. O motivo da nova morada deu-se pela aprovação em um concurso público da Universidade Federal de MS.

A paixão pela pesquisa veio antes, ainda na graduação, onde o estudante Leonel participou de programas de iniciação científica.

Chegando no Mato Grosso do Sul, o gosto pelos estudos e pela ciência tomou impulso, o primeiro projeto de pesquisa estudou aves endêmicas de nossa região como a “Pyrrhura devillei”, ave esta que somente é encontrada na Serra da Bodoquena.

Paralelo a isto, Leonel concluiu sua terceira graduação, desta vez em Turismo. Em seguida, iniciou os estudos de seu mestrado na área de desenvolvimento e meio ambiente.

Mas foi em 2010 que a forte ligação que Leonel tem com a educação de MS teve início. Neste mesmo ano, o pesquisador foi aprovado em um concurso da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a UEMS.

“Com meu ingresso na UEMS senti a necessidade de aprimorar meus conhecimentos e investir ainda mais em minha formação, assim veio o doutorado em meio ambiente e desenvolvimento regional que englobava minhas três graduações e meu mestrado em desenvolvimento. Na época, o doutorado consumia todo meu tempo, sendo assim precisei me afastar de minhas atividades na universidade para focar totalmente em meus estudos”.

Foi aí que entrou o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no processo de formação de Leonel, cumprindo com seu papel de fomentar a qualificação profissional da sociedade sul-mato-grossense, que por meio da Fundect contemplou Leonel e outros pesquisadores com uma bolsa de estudos para o doutorado.

“O auxílio do Governo do Estado durante meu processo de doutoramento foi fundamental para minha formação. Pouco tempo depois assumi um cargo na área de gestão em educação e foi nesse momento que pude contribuir de fato com a pesquisa e a inovação para este Estado, pois não existe desenvolvimento sem educação”, declara.

Terminado o doutorado, voltou com suas atividades na universidade, desta vez focado na área do desenvolvimento do turismo, onde assumiu a coordenação de uma pós-graduação em educação científica.

“Um Estado não se desenvolve sem pesquisa, ele precisa de dados, de estatísticas, de estudos, por isso a necessidade e a importância de uma Fundação Estadual de Ciência e Tecnologia como a Fundect que serve como mola propulsora da pesquisa e consequentemente do desenvolvimento de um povo”, avalia o doutor Leonel.

A Fundect (Fundação Estadual de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) há 19 anos fomenta a produção científica em MS. São inúmeros programas de apoio à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação que transformam a maneira de enxergar o mundo.

Para os estudantes despertarem o interesse pela pesquisa, são oferecidas bolsas de iniciação científica. Para aqueles que já produzem conhecimento, existem as bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de recursos para compras de equipamentos, custeio de pesquisas, realização de eventos científicos, valorização de pesquisas que trarão benefícios para o sistema único de saúde, inovação por meio da promoção e valorização de startups, entre outros.

“Temos que valorizar o incentivo à pesquisa, essas bolsas como a que recebi são importantíssimas para produzirmos pesquisa dentro de nosso Estado. Vim pra cá recém-formado, meu processo de formação profissional e de vida foi todo aqui no MS, aqui criei minha filha, fixei minha residência, criei laços. Embora meu processo inicial de formação tenha sido em São Paulo foi aqui que coloquei em prática meu desejo por pesquisa e os frutos disso estão sendo colhidos aqui. Por isso, me considero e tenho orgulho de ser sul-mato-grossense, faço pesquisa em Mato Grosso do Sul, trabalho em uma universidade do Estado do Mato Grosso do Sul, meu desenvolvimento pessoal e profissional caminha junto com o desenvolvimento deste meu Estado do coração, sendo assim, tenho o compromisso de produzir pesquisa e resultados para meu Estado, divulgando-o, levando nosso nome para todo o Brasil e até outros países”, finaliza nosso pesquisador.

Texto: Diogo Rondon Foto: Adriano Boeno
Fonte: Fundect