20 de setembro de 2024 - 21:02

Taxa de emprego fica estável e MS mantém 4ª menor desocupação

Com taxa de desocupação estimada em 5,1% no terceiro trimestre de 2022, Mato Grosso do Sul fica na quarta colocação nacional dentre os estados com menor índice de desemprego, aponta Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Variação de -0,1 pontos percentuais em relação ao trimestre imediatamente anterior e de -2,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Mato Grosso do Sul possui 2,18 milhões de pessoas em idade de trabalho. Das 1,4 milhões com condições para trabalhar, 1,3 milhões estavam ocupadas e 75 mil desocupadas. O nível de ocupação estimado é de 63,7%, aumento de 0,7 % em relação ao trimestre anterior e de 2,8% ao mesmo período do ano passado.

Apesar de positivo, o índice fez com que Mato Grosso do Sul recuasse uma posição no ranking entre os estados, ficando atrás apenas de Rondônia (3,9%), Mato Grosso (3,8%) e Santa Catarina (3,8%) entre as unidades da Federação com menos pessoas sem ocupação.

No Brasil, a taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2022 foi de 8,7%, recuando 0,6% ante o segundo trimestre de 2022 (9,3%) e caindo 3,9% frente ao mesmo trimestre de 2021 (12,6%).

Confira mais detalhes sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios na reportagem de Zilda Vieira ao MS no Rádio: