plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de julho de 2024 - 19:16

TV Educativa celebra 7ª arte no Dia do Cinema Sul-Mato-Grossense

A sétima arte agora tem um dia para chamar de seu aqui em Mato Grosso do Sul. E para celebrar a data e as produções regionais, a TV Educativa apresenta neste sábado (19 de novembro), às 22 horas o especial Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense. Apresentado pela cineasta Marinete Pinheiro, o programa navega pela cinematografia do Estado, suas inovações e como o cinema expressa os elementos marcantes de nossa cultura.

O especial Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense deste sábado também levará ao público os curtas metragens produzidos pela parceria entre a TV Educativa e o Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que fizeram parte das comemorações dos 40 anos do Estado. A lista inclui Paralelas de Aço, de Rachid Waqued, que retrata a história das viagens de trem; Reexistência, um retrato dos povos tradicionais de diferentes etnias e suas lutas; Hino – Glória e Tradição de uma Gente Audaz, uma investigação sobre o processo de criação do hino oficial do nosso Estado; Mulheres em Obras, sobre a perspectiva de artistas visuais e a importância feminina no universo artístico.

Cena de “Flores de Bálsamo” (Lucas Miyahira)

O programa ainda ajuda a contar a história da divisão de Mato Grosso em 1977 vista pela tela do cinema, mostrando que este foi um processo de muito empenho que remonta a década de 1930. Acompanhe também Flores do Bálsamo, curta que aborda o encontro de um jovem com a música e as tradições da Ilha de Okinawa, uma reflexão sobre as relações entre som, memória, continuidade e mudança cultural.

Dia Especial

O Dia Estadual do Cinema Sul-Mato-Grossense foi aprovado em segunda discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na quarta-feira (16). O Projeto de Lei 217/2022, de autoria da deputada Mara Caseiro, faz referência à primeira exibição de cinema no Estado, realizada em 19 de novembro de 1903 no município de Corumbá. O evento grandioso foi registrado pelo jornal “O Brazil”:

Circo Palma

No justo intuito de corresponder ao acolhimento gentil que tem recebido de nossa sociedade, acaba de adquirir um cynematographo. Assim é que 5° feira, pela primeira vez, exhibiu-o. No sábado, também apresentoa-o ao público, tendo as vistas agradado aos expectadores. Domingo, porém, devido à pouca prática da pessoa, as vistas foram demais apagadas, quasi que invisíveis. Isto fez com que o desagrado se manifestasse nos espectadores que pouco a pouco se retiraram. Do Sr. Palma chamamos atenção para esse facto redundou em desabono da companhia, aconselhando-o a empregar esforços para que não mais se reproduza”. (O Brazil, página 3)

Não perca neste sábado (19), às 22 horas o especial Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense, pelos canais 4.1 da TV aberta, 515 da Claro e 304 da Sky, além do próprio Portal da Educativa. No interior do Estado, confira o canal de sua cidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *