“Eu estava na minha preferencial, reduzi, dei seta informando que eu iria virar para a direita e só senti o baque na parte de trás da moto,” relata o moto entregador Raul Araújo sobre o sinistro de trânsito em que o motorista bateu nele e fugiu do local. Raul, que há quatro meses se tornou digital influencer compartilhando sua rotina como moto entregador na rede social TikTok, concedeu uma entrevista para a equipe do Tá Na Rua e a reportagem especial vai ao ar nesta quarta-feira (09 de agosto), às 21h30 no canal 4.1., da Rede E.
De janeiro até o início de agosto, o Batalhão da Polícia Militar de Trânsito do Mato Grosso do Sul (BPTran), em Campo Grande, registrou 177 ocorrências em que condutores abandonaram o local do acidente, sendo que 35 delas envolviam vítimas.
De acordo com o comandante do BPTran, Elcio de Almeida, há muita subnotificação. “Nós sabemos que isso é pouco perto de alguns números que podem estar acontecendo e que não teve como ser notificado. Penso que não é o resultado real do que está acontecendo na rua”, afirma.
Ainda segundo o comandante, quando o condutor foge do local do sinistro ele está cometendo dois crimes: a omissão de socorro e a fuga do local e pode ser notificado pela justiça.
Art. 304 – Código de Trânsito Brasileiro
Deixar o condutor do veículo, na ocasião do sinistro, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública:
Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.
Parágrafo único. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veículo, ainda que a sua omissão seja suprida por terceiros ou que se trate de vítima com morte instantânea ou com ferimentos leves.
Tá na Rua
De olho na educação e conscientização sobre essas e outras situações do trânsito, foi criado o Programa de Rádio e TV Tá Na Rua, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e a Rede E.
O programa de TV é apresentado pela jornalista Priscila Trauer e pela bolsista Marie Santana, sendo veiculado todas as quartas-feiras às 21h30 no canal 4.1, com reprises aos sábados às 13h15, já o programa de rádio, em formato de podcast é transmitido pelas rádios Educativas 104,7 FM e UFMS 99.9 FM, às 17h. Além disso, os episódios estão disponíveis no Spotify, no perfil @programa.tanarua.
Confira o programa desta semana:
Reportagem: Biel Gill