25 de abril de 2024 - 18:17

Atenção redobrada: Tá na Rua aborda perigos do celular

Segundos de desatenção já são suficientes para um acidente. Aprendemos desde cedo que é importante manter olhos e ouvidos no trânsito, não importando se estamos como pedestres, motoristas ou ciclistas. O programa Tá na Rua desta quarta-feira (22 de março), que vai ao ar a partir das 21h30, na TV Educativa – Canal 4.1, aborda uma problema contemporâneo: os perigos de usar o celular ao conduzir veículos.

A jornalista Priscila Trauer e a acadêmica de audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Mari Santana ajudam na reflexão sobre o trânsito como espaço compartilhado e de apoio, um cuidando do outro, e como as relações, direitos e deveres ajudam a tornar as ruas e avenidas locais menos agressivos e mais humanizados.

A entrevista desta quarta é com o consultor em Psicologia de Trânsito Renan da Cunha, da Divisão de Estatísticas e Sinistros de Trânsito da Agetran. No bate papo ele comenta sobre os perigos e consequências do celular no volante e como podemos evitar esses riscos.

E mais. O “Tá na Rua” vem repleto de reportagens especiais  os tradicionais Quiz. Você sabe a diferença de ciclofaixa e ciclovia? No programa desta quarta essa e outras questões testam o seu conhecimento do trânsito.

Tá na Rua

O programa vai ao ar todas às quartas-feiras, às 21h30 na TV Educativa, com reprise aos sábados, às 13h15.

É apresentado pela jornalista Priscila Trauer e a acadêmica de audiovisual da UFMS, Mari Santana e fruto de uma parceria entre a Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa (Fapec), Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O projeto de extensão é voltado para Educação e Conscientização do Trânsito, e tem por objetivo informar a população e o público jovem sobre respeito, conduta e ética no trânsito de um jeito leve, descontraído e divertido. Entre os quadros do programa, um quiz incentiva o telespectador a acertar a resposta correta de perguntas sobre comportamento nas vias.

Então não perca. É nesta quarta, às 21h30, na TV Educativa, canal 4.1 da TV aberta.

Assista também pelos canais 515 da Claro e 304 da Sky, além do próprio Portal da Educativa.

Acesse nosso canal no Youtube. Lá você tem acesso a todos as edições do Tá na Rua e da programação da Rede Educativa.