
Em visita aos estúdios e redações da Rede Educativa nesta terça-feira (28 de março), o diretor de Redes e Projetos da TV Cultura, Fábio Borba Chateubriand, renovou com o diretor-presidente da Fundação Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), Elias Mendes, o intercâmbio de tecnologias, experiências e de difusão da produção sul-mato-grossense a todo o país.
As tratativas para ampliar a parceria entre as duas redes começou no início do mês de março. Elias Mendes, acompanhado da diretoria técnica da Fertel, apresentou ao corpo diretivo da TV Cultura, em São Paulo, a nova programação e identidade das mídias da Rede Educativa: Rádio, TV e Portal.
No encontro os diretores da Rede Educativa e da TV Cultura reafirmaram o compromisso de manter o compartilhamento de produções e conteúdo e o fortalecimento das TVs públicas.

“Queremos aproximar as afiliadas e ir além do compartilhamento de conteúdo. A meta é estreitar a parceria conjunta por recursos, a realização de co-produções e a busca por novas oportunidades. E a troca de experiências é importante para todos os processos”, explica o diretor da TV Cultura, Fábio Borba.
Programação renovada
Com nova programação quase pronta para estrear nas duas redes, o telespectador terá – via TV Educativa, canal 4.1 da TV aberta – mais cultura, informação e entretenimento.

Pela Rede Educativa a renovação já começou: O “Tá na Rua” e o “Podcast”, além de parcerias com a Escola de Governo e a PGE, oferecem uma nova e renovada programação.
Mas a nova cara da TV Educativa terá novos e diversos programas. Entrevistas e entretenimento, ação governamental, agenda cultural irão somar aos renovados Giro do Esporte, Agro Educativa e Jornal da Educativa
Já pela TV Cultura a renovação passa também pelos clássicos. O Cartão Verde, tradicional programa esportivo, retorna com Oscar Ulisses.
E para celebrar os trinta anos do Castelo Rá Tim Bum a Cultura planeja novas histórias, resgatando o formato de um dos mais importantes programas infando-juvenis do Brasil.
“Buscamos uma TV Pública feita com criatividade, retornando para a sociedade cultura, educação e informação de qualidade. Acreditamos que ela é uma fonte de integração social, democrática e gratuita. Durante a pandemia percebemos ainda mais a sua importância, com aulas online nos canais principais ou multi-programação. A meta agora é por uma cadeia de comunicação pública forte”, finalizou o diretor da TV Cultura, Fábio Borba.
Confira a entrevista de Fábio Borba Chateaubriand ao Rádio Livre desta terá-feira (28 de março):
Fotos: Kelly Ventorim