plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Show da Terra destaca o sanfoneiro mirim João Victor e a dupla Fred Moura & Cristianno

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Programa Show da Terra, com apresentação do comunicador Zé Trovão, vai ao ar aos domingos, às 10h30, e às quartas-feiras, às 16 h, na TVE Cultura MS

Por Sandra Freitas*

Campo Grande (MS) – Em momento de isolamento social, uma boa atração para curtir em casa é o programa Show da Terra, na TVE Cultura, que traz neste domingo (27/9), às 10h30, apresentação do sanfoneiro mirim João Victor, que com apenas 8 anos é um show à parte no domínio do instrumento. Show da Terra traz também a dupla Fred Moura & Cristianno, que vem ganhando forte destaque na música sul-mato-grossense.

Da esq. para dir. Vinícius Pereira, Marozane Castelo, João Victor e a produtora Sandra Freitas

O sanfoneiro mirim João Victor  é descendente de indígenas e mora na chácara Nossa Senhora Aparecida em Sidrolândia. Está no terceiro ano do Ensino Fundamental e estuda na Escola Polo Municipal Indígena Alexina Rosa Figueredo na Aldeia Buriti. Ensaia em sua residência sozinho ou com o primo Patrick da Gaita e também com Ivan Rodrigues, gaiteiro da Aldeia Buriti, que o incentiva  a prosseguir na carreira musical. Já se apresentou em vários eventos como na Sola da Bota e no programa Neno Ferreira ou acompanhando músicos como Maciel Correa, Gregório e Tostão Mineiro.

Apesar da pouca idade se sente totalmente à vontade para fazer uma das coisas que mais gosta, que é tocar sanfona. Veio acompanhado de músicos que têm trajetória de destaque em Mato Grosso do Sul: seu padrinho o cantor e compositor Castelo, um dos ícones da música no Estado, que ficou emocionado com o desempenho do afilhado,  o cantor e compositor Marozane e o cantor e violonista Vinícius Pereira.

Loureiro, Fred Moura, Cristianno e Zé Trovão (dir)

Na segunda parte do programa apresenta-se a dupla Fred Moura & Cristianno,  que vem despontando no cenário musical de Mato Grosso do Sul com vozes totalmente entrosadas trazendo um repertório de música sertaneja de qualidade e com um trânsito muito oportuno com excelentes efeitos em suas performances pelo country.

O que pode ser notado é que quando há a confluência de vários fatores positivos e agregadores o resultado é exuberância e isto é o que transborda no trabalho da dupla. E assim é o sentimento que desperta a apresentação: quanto mais se ouve mais se quer ouvir.

Fred Moura é natural de Caarapó Mato Grosso do Sul e reside na capital há mais de 14 anos. É cantor, compositor e multi instrumentista. Toca violão viola, contrabaixo, cavaquinho e bateria

O ambiente musical é uma herança de família, pois seus avós maternos que moravam em Bela Vista já tocavam e cantavam. Salientou que inclusive este seu avô materno era multi instrumentista. Tocava harpa, sanfona e violão.

Sua mãe, Marla Elza, também tocava e cantava nas festas familiares e dos amigos. Sua trajetória musical teve início cantando na igreja. Aos doze anos começou a tocar violão. Ancelmo, um sitiante do município, o ensinou a tocar viola. E sempre ia assistir aos ensaios do grupo Regionais do Mato Grosso do Sul que tinha característica baileira focado no vanerão e chamamé. Aos poucos os músicos componentes do grupo lhe proporcionaram espaço para tocar e cantar com eles e também se apresentar quando tinha eventos no próprio município.

A primeira dupla que participou foi com Altierre que também pertencia ao  grupo e sempre se apresentavam na rádio AM do município no programa Canto Sertanejo.

Posteriormente formou a dupla Bruno e Breno (in memorian) e a dupla se desfez porque seu parceiro à época foi se da cidade. Quando veio residir na capital formou a dupla com seu conterrâneo Cowboy do Trecho, mantendo o nome de Bruno Viola, da dupla anterior, e acrescentou o Viola. Hoje faz dupla com Cristianno.

Cristiano é natural de Maringá no Paraná, mas há 25 anos mora em Campo Grande. Quando tinha 12 anos ganhou um violão e aprendeu a tocar sozinho. Seu pai era maestro no coral da igreja e sua mãe também fazia parte do coro. E ao acompanhá-los foi influenciado. Cresceu ouvindo Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Lourenço e Lourival, Trio Parada Dura, etc… Todos são inspiração para o trabalho que vem desenvolvendo com Fred Moura. Eles seguem firmes neste estilo bem moda de viola, mesclado com influências de raízes nacionais e também Country. E muito entusiasmados mostram trabalho marcante em vários locais em Campo Grande e também ao interior. Estão em fase de preparo para gravação do primeiro CD.

Contatos para shows:

 João Victor e Fred Moura & Cristianno  – (67) 99622-1887 / 99609-7405 

Transmissão:
https://www.tvecultura.ms.gov.br/ao-vivo/
TVE Cultura – Canal 4.1 TV Aberta – Campo Grande;
TVE Cultura Canal 13.1 TV Aberta – Dourados;
TVE Cultura Canal 45.1 TV Aberta – Chapadão do Sul;
TVE Cultura Canal 15 – NET;

O programa Show da Terra, com apresentação do comunicador Zé Trovão e direção artística de Sandra Freitas, vai ao ar aos domingos, às 10h30, e às quartas-feiras, às 16 h, na TVE Cultura MS.

(*) Sandra Freitas é produtora cultural e diretora artística

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *