Sexta-feira tem alerta de temporais na faixa Sul de MS e chance de chuvas isoladas em outras áreas

Compartilhe:

Inmet emitiu alerta sobre perigo potencial válido para todo o período; meteorologia também prevê chuvas isoladas até domingo
Faixa amarela no mapa mostra municípios de MS sob risco de temporais. (Imagem: Inmet/Reprodução)
Faixa amarela no mapa mostra municípios de MS sob risco de temporais. (Imagem: Inmet/Reprodução)

O calorão e a estiagem que já superam os 50 dias em algumas regiões de Mato Grosso do Sul devem dar uma trégua neste fim de semana, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As condições climáticas tendem a se alterar significativamente, inclusive com alerta sobre perigo potencial de temporais na faixa Sul e Sudoeste do Estado, atingindo 48 municípios.

Em vigor desde as 23h de quinta-feira (19), o alerta vale para toda esta sexta (20), apontando que, nesses municípios, há chances de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h e risco de queda de granizo. Pede-se que a população não busque abrigo sob árvores, torres de transmissão ou placas publicitárias, diante do risco de quedas ou descargas elétricas.

O alerta vale para regiões dos municípios de Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Outras regiões do Estado também podem registrar chuvas, embora isoladas. O Sul e Sudoeste também deve registrar declínio nas temperaturas, com mínima prevista em 18 ºC e máxima de 32 ºC. À tarde e à noite, a chuva pode vir acompanhada de trovoadas.

O Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho) também deve registrar chuvas isoladas na sexta-feira, porém, as temperaturas seguem elevadas, variando entre 22 ºC e 38 ºC, com umidade do ar na faixa dos 30%.

Nas demais regiões do Estado, as chances de chuva são maiores entre o fim da tarde e o início da noite, depois de um dia com céu claro e névoa seca. No Centro-Norte (Jaraguari a Sonora) a mínima será de 22 ºC, e de 24 ºC no Leste (Cassilândia a Taquarussu). Nessas duas regiões, os termômetros podem alcançar 39 ºC. Já em Campo Grande, as temperaturas vão de 23 ºC a 34 ºC.

O fim de semana deve ter pancadas de chuvas e trovoadas isoladas entre a tarde e a noite em diferentes regiões. Os termômetros também devem ter registrar leve declínio nas marcações na comparação com os últimos dias. Sábado (21) as temperaturas vão de 16 ºC a 38 ºC no Estado, e de 21 ºC a 33 ºC na Capital.

Também poderá chover no domingo (22), que terá temperaturas entre 14 ºC e 38 ºC no Estado e de 19 ºC a 34 ºC na Capital. Já na segunda-feira (23), a baixa umidade e o calor retornam: a máxima pode atingir 39 ºC e a umidade do ar (com névoa seca) poderá chegar a 20% em Mato Grosso do Sul.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *