20 de abril de 2024 - 10:31

O Assunto é o Cinema de Stephen King

Assunto é Cinema com Clayton Sales desta sexta-feira (20/09) celebra o aniversário do mestre do horror, Stephen King. O programa ainda traz as estreias da semana no cinema e no streaming na Educativa 104.7 FM no programa que começa 10h30 podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

Estão entre os demais destaques os 23 anos da comédia “O Clube das Desquitadas” de Hugh Wilson, a análise da estreia de “Rambo – Até o Fim” de Adrian Grunberg nos cinemas da capital e da série francesa “Marianne” no serviço de streaming, Netflix.

Um dos escritores mais bem sucedidos no mundo com impressionantes 400 milhões de cópias vendidas, Stephen King é também um dos autores mais adaptados ao cinema e TV. Ao longo dos mais de 40 anos de carreira, grandes diretores adaptaram sua obra: Brian de Palma com “Carrie: a Estranha” em 1976, Stanley Kubrick com “O Iluminado” em 1980, John Carpenter com Christine em 1983, são mais de 50 filmes baseados em textos de Stephen King.

Com forte influência do horror de H.P. Lovecraft e o universo criado em sua obra, Stephen King criou um universo ficcional que une alguns de seus maiores sucessos. A série “Torre Negra” integra vários de seus livros que se passam na maioria das vezes no Maine, na região da Nova Inglaterra nos Estados Unidos. Um exemplo é a entidade cósmica na forma de uma tartaruga que é brevemente descrita em “It: A Coisa”, ela reaparece na “Torre Negra”. Assim como Lovecraft criou um mito em torno de Cthulhu, King criou vários mitos compartilhados em seus livros.

Stephen King tem uma relação intensa com o cinema. (foto: reprodução)

Outra grande marca na formação do autor foi na juventude com os quadrinhos de terror da EC Comics, conhecidos no Brasil como “Contos da Cripta”, obra que chegou a virar série pela HBO nos anos 90 com roteiros adaptados pelo próprio Stephen King. Sua paixão pelas HQs de horror é tanta que ele adaptou o roteiro para o filme “Creepshow” de George Romero em 1982 e depois ainda lançou a adaptação em quadrinhos com texto dele próprio com arte do lendário Bernie Wrightson.

Poucos conhecem o autor Richard Bachman que nada mais é que um pseudônimo usado por King em vários de seus livros quando o autor decide experimentar ideias novas. Diz a lenda que como Bachman, Stephen King já vendeu roteiros por apenas U$1 como forma de incentivar novos diretores quando alguém decide adaptar algum livro de seu pseudônimo. Se a lenda é real, não se sabe. Um das adaptações de Bachman é o longa “O Sobrevivente” de 1987 dirigido por Paul Michael Glaser e protagonizado por Arnold Schwarzenegger. Da próxima vez que ver um livro de Richard Bachman por aí, pode ter certeza que é uma criação de Stephen King.

Apesar de ser sempre associado ao terror, King já escreveu dramas emblemáticos como o que inspirou o filme “Conta Comigo”, dirigido por Rob Reiner em 1986. O longa adaptou o conto “O Outono da Inocência – O Corpo”, presente na coletânea “As Quatro Estações”. Outro exemplo é “Um Sonho de Liberdade” de Frank Darabont lançado em 1994, filme baseado na novela “Rita Hayworth and Shawshank Redemption” lançada em 1982 no mesmo livro “As Quatro Estações”.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram