plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de junho de 2024 - 21:54

Semana do Artesão terá exposição, oficinas e feira Mãos que Criam

Foto: Marcio Breda

Vem aí a 15ª edição da Semana do Artesão. De 22 a 26 de março o público poderá adquirir peças exclusivas, acompanhar oficinas de artesanato com inscrição gratuita, aulas de modelagem em argila, macramê, trançado de fibras naturais e oficina de cerâmica para crianças. Também acontecem oficinas de viola de cocho em quatro escolas públicas, com o Mestre Cururueiro e artesão Sebastião de Souza Brandão, de Corumbá.

No Círculo Militar, na Capital, estarão expostas peças artesanais que retratam o Pantanal, as populações indígenas, o intercâmbio cultural favorecido pelas divisas e fronteiras com Paraguai e Bolívia, além do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do mundo. Em 2023, além da participação de 8 etnias indígenas do Estado, haverá ainda exposição com representantes de 13  municípios do interior.

Foto: Edemir Rodrigues

O artesanato do Mato Grosso do Sul retrata costumes, tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. E pode ser adquirido com valores atrativos, movimentando uma cadeia econômica que aprimora a pluralidade da nossa arte.

Este ano a edição homenageia três artesãs: Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffuri, que ofereceram grande contribuição para o artesanato de Mato Grosso do Sul, com peças comercializadas em diversas feiras nacionais e internacionais.

Para o diretor presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Max Freitas, a semana do artesão é uma das mais importantes para a cultura do Estado.

“Faremos uma grande festa com shows, oficinas, feira e ações para o público. É um evento que mostra como o artesanato é uma força motriz de geração de renda, empregos e história para nossa gente”, avaliou.

O Círculo Militar fica na Av. Afonso Pena, 107. A Feira fica aberta  das 14h às 22 horas.

A entrada é franca.

Com informações da FCMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *