plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 07:21

Selecionados do Vale Universidade assinam termo de compromisso com governador e vice-governadora

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado assina amanhã (19) termos de compromisso com os acadêmicos selecionados no processo Seletivo de Inverno do Vale Universidade; que abriu 500 novas vagas de forma inédita neste ano. Para assinar os termos com os alunos, estarão presentes o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto. A secretaria é a responsável pelo gerenciamento do Vale Universidade por meio da Superintendência de Projetos Especiais.

A edição de hoje do Diário Oficial traz a lista dos selecionados. A solenidade acontecerá na Escola do Sistema Único de Assistência Social (Suas), na Rua André Pace, 630, Bairro Guanandi, a partir das 13h30, com a presença de 220 dos 500 acadêmicos aprovados – todos de Campo Grande e de praticamente todas as instituições de ensino superior da Capital.

“Este momento é muito especial porque é a concretização do sonho de mais 500 acadêmicos em Mato Grosso do Sul que vão ter assegurados o direito de uma educação em nível superior. É histórico porque já no primeiro ano de governo ampliamos o número de vagas, eram 1,5 mil e agora já chegam a 2 mil vagas”, declarou a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto.

Para o Processo Seletivo de Inverno houve 1.628 inscritos de todo o Estado; 941 foram pré-habilitados e 500 selecionados. No Processo Seletivo de Verão, foram 3.443 acadêmicos inscritos, com 666 novos habilitados. O número restante de atendidos pelo programa refere-se aos acadêmicos que já estão inseridos no sistema. Em 8 meses de governo, o total de inscritos foi de 5.071 acadêmicos.

Com a assinatura do termos, os novos acadêmicos passam a receber o Vale Universidade ainda para o mês de agosto. O Governo do Estado custeia 70% do valor da mensalidade; 20% é de responsabilidade da instituição de ensino e 10% é a contrapartida para os alunos. Além de entidades privadas, o programa também atende acadêmicos de universidades públicas com repasse de valor para despesas do estudante. O valor é calculado pela média da mensalidade do curso em outras universidades.

Convênio e Banco de Vagas

Além de abrir vagas para mais estudantes, outra saída encontrada pela nova gestão do Vale Universidade é a assinatura do Termo de Cooperação com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) que vai funcionar como banco de vagas para aqueles acadêmicos que não conseguiram o benefício por meio do cruzamento de informações dessa lista de nomes com oportunidades de trabalho.

A partir da assinatura desse convênio, haverá a possibilidade de inserir esse acadêmico no mercado de trabalho por meio do CIEE, que além de reunir oportunidades de trabalho, ainda oferece cursos on-line. Assim, o acadêmico pode encontrar mais uma saída para pagar seus estudos e ainda qualificar-se com os cursos.

Sobre o Vale

Para candidatar-se ao Vale Universidade, o acadêmico deve estar matriculado em instituição de ensino no Estado que tenha convênio com o programa. Em MS, a grande maioria das instituições estão conveniadas com exceção dos cursos à distância. O aluno deve ter renda individual máxima de R$ 1.448 mil enquanto a familiar não pode ultrapassar R$ 2.896 mil.

O Programa Vale Universidade foi instituído como Lei em 2009, mas já existia em gestões anteriores. O objetivo maior é auxiliar os estudantes já matriculados em instituições do ensino superior que não possuem renda para custear as mensalidades. O benefício pode ser renovado semestralmente e em contrapartida o acadêmico deve dispor-se a estágio com 4 horas diárias, 5 dias na semana em órgãos públicos e OnGs.

Confira a lista de selecionados no Diário Oficial:

 https://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO8986_18_08_2015.pdf

Michelle Rossi (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)

Foto: Leca

Fonte: Notícias MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *