plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 05:32

SAS e MPT realizam ações de combate ao trabalho infantil e encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho

Ação da Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil acontece na praça do Rádio Clube, no Centro de Campo Grande
Campanha será realizada nesta manhã na praça do Rádio Clube. (Imagem: Divulgação)
Campanha será realizada nesta manhã na praça do Rádio Clube. (Imagem: Divulgação)

Acontecem até as 12h desta quarta-feira (12), na praça do Rádio Clube, Centro de Campo Grande, ações que integram a Campanha de Erradicação ao Trabalho Infantil, realizadas pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) em parceria com o MPT (Ministério Público do Trabalho). No local, além de medidas de conscientização, são feitas orientações e encaminhamento de adolescentes para o primeiro emprego ou estágios, conforme contou ao Bom Dia Campo Grande a gerente de Proteção Social de Média Complexidade da pasta, Marcilene Rodrigues.

“Infelizmente esta ainda é uma realidade em Campo Grande, onde temos acompanhado casos de trabalho infantil. Por mais que trabalhamos intensamente, eles ainda se mantêm. A sociedade precisa entender quais são as formas de trabalho infantil e atuar em relação a isso”, contou Marcilene à repórter Eliane Costa, da Educativa 104.7 FM, quando também explicou a diferenciação entre a ajuda que o menor dá em casa da prática laboral propriamente dita.

Conforme a gerente, no âmbito familiar, a criança deve ser acompanhada e orientada por um responsável na ajuda que pode dar em casa, “varrendo, lavando a louça ou arrumando a cama. Isso não é trabalho infantil desde que não haja exploração e ela não esteja sozinha. É a orientada dada para ajudar a normatizar a casa, dentro da solidariedade familiar. Mas qualquer trabalho que vise a questão de renda pode ser qualificado como trabalho infantil”.

Nesses casos, pede-se que a sociedade ajude denunciando os casos pelo Disque 100, nos Conselhos Tutelares ou, ainda na Capital, na sede da SAS, pelo (67) 3314-4482, na Gerência de Média Complexidade.

Durante a manhã, a SAS e o MPT farão ações como emissão da primeira Carteira de Trabalho e encaminhamentos para o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola, que supervisiona estágios remunerados para os adolescentes) e a Funsat (Fundação Social do Trabalho), para cadastramento de estagiários e encaminhamento para o mercado de trabalho. “A partir dos 14 anos ele já pode ser menor aprendiz, sendo a ideia que queremos divulgar: o trabalho infantil é proibido, mas a partir dos 14 pode se preparar para o mercado”, finalizou Marcilene.

No local, também serão fornecidos serviços como aferição de pressão, medida de glicemia, distribuição de doces, corte de cabelo e maquiagem, entre outros.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *