SAS e MPT realizam ações de combate ao trabalho infantil e encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho

Compartilhe:

Ação da Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil acontece na praça do Rádio Clube, no Centro de Campo Grande
Campanha será realizada nesta manhã na praça do Rádio Clube. (Imagem: Divulgação)
Campanha será realizada nesta manhã na praça do Rádio Clube. (Imagem: Divulgação)

Acontecem até as 12h desta quarta-feira (12), na praça do Rádio Clube, Centro de Campo Grande, ações que integram a Campanha de Erradicação ao Trabalho Infantil, realizadas pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) em parceria com o MPT (Ministério Público do Trabalho). No local, além de medidas de conscientização, são feitas orientações e encaminhamento de adolescentes para o primeiro emprego ou estágios, conforme contou ao Bom Dia Campo Grande a gerente de Proteção Social de Média Complexidade da pasta, Marcilene Rodrigues.

“Infelizmente esta ainda é uma realidade em Campo Grande, onde temos acompanhado casos de trabalho infantil. Por mais que trabalhamos intensamente, eles ainda se mantêm. A sociedade precisa entender quais são as formas de trabalho infantil e atuar em relação a isso”, contou Marcilene à repórter Eliane Costa, da Educativa 104.7 FM, quando também explicou a diferenciação entre a ajuda que o menor dá em casa da prática laboral propriamente dita.

Conforme a gerente, no âmbito familiar, a criança deve ser acompanhada e orientada por um responsável na ajuda que pode dar em casa, “varrendo, lavando a louça ou arrumando a cama. Isso não é trabalho infantil desde que não haja exploração e ela não esteja sozinha. É a orientada dada para ajudar a normatizar a casa, dentro da solidariedade familiar. Mas qualquer trabalho que vise a questão de renda pode ser qualificado como trabalho infantil”.

Nesses casos, pede-se que a sociedade ajude denunciando os casos pelo Disque 100, nos Conselhos Tutelares ou, ainda na Capital, na sede da SAS, pelo (67) 3314-4482, na Gerência de Média Complexidade.

Durante a manhã, a SAS e o MPT farão ações como emissão da primeira Carteira de Trabalho e encaminhamentos para o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola, que supervisiona estágios remunerados para os adolescentes) e a Funsat (Fundação Social do Trabalho), para cadastramento de estagiários e encaminhamento para o mercado de trabalho. “A partir dos 14 anos ele já pode ser menor aprendiz, sendo a ideia que queremos divulgar: o trabalho infantil é proibido, mas a partir dos 14 pode se preparar para o mercado”, finalizou Marcilene.

No local, também serão fornecidos serviços como aferição de pressão, medida de glicemia, distribuição de doces, corte de cabelo e maquiagem, entre outros.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *