2 de maio de 2024 - 02:57

Saiba como funciona e quem pode solicitar voto em trânsito para eleições de outubro

Eleitores que estarão fora de seu domicílio eleitoral nas próximas eleições de outubro podem realizar de terça (19) até 23 de agosto a habilitação para voto em trânsito. Campo Grande e Dourados, únicos colégios eleitorais com mais de 100 mil pessoas, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, serão os locais que devem receber esta modalidade de votação.

O cidadão poderá indicar o local, fora de seu domicílio eleitoral, onde pretende votar. Para isto basta o eleitor comparecer em qualquer cartório eleitoral e solicitar sua habilitação. É necessário apresentar um documento oficial com foto e indicar o local em que pretende exercer seu direitopastedGraphic.png.

Tribunal Regional Eleitoral faz demonstrações da urna biométrica no fim de semana no Distrito Federal, para familiarizar o eleitor com a urna eletrônica (José Cruz/Agência Brasil)

O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado. Quem estiver fora de seu estado poderá votar somente para presidente da República. O eleitor que estiver fora de sua cidade, mas em um município localizado no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Confira mais sobre esta modalidade na reportagem de Daniela Nahas ao MS no Rádio: