plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

4 de março de 2024 - 00:28

Rota CineMS participa do mais tradicional Festival de Cinema do Vale do Ivinhema

O projeto Rota CineMS participa, nos dias 24 e 25 de novembro, na  E. E. Senador Filinto Müller de Angélica-MS,  com a exibição do documentário “Só Dez Por Cento É Mentira” e a Oficina de Fotografia “Memória Inventada”. O projeto acontece dentro da programação do 13º Festival do Vale de Ivinhema, o mais tradicional festival de cinema de Mato Grosso do Sul que  acontece até o dia 26 de novembro. Em sua 13ª edição o Festival  homenageia o centenário do poeta Manoel de Barros, com o tema “100 anos de Nascimentos” e aborda em sua programação a relação do cinema e  a poesia.

 O filme “Só dez por cento é mentira”, lançado em 2009 e dirigido por Pedro Cezar, é um original mergulho cinematográfico na biografia inventada e nos versos fantásticos do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros. Alternando sequências de entrevistas com o escritor, versos de sua obra e depoimentos de “leitores contagiados” por  sua literatura, o filme constrói um painel revelador da linguagem do poeta, considerado o mais inovador em língua portuguesa.

 Já a oficina é ministrada pelo fotógrafo e professor Alexandre Sogabe, da FCMS,  “a obra de Manuel de Barros é repleta de referências às imagens, traço tão marcante que um de seus livros se chama Ensaio Fotográfico. Dessa forma, a oficina busca aproximar a técnica fotográfica da imaginação, num exercício de aprender a prender imagens”, explica Sogabe.

 Para a coordenadora do Núcleo de Audiovisual Lidiane Lima, o audiovisual, a arte do cinema, ainda mais vinculada à internet e à educação é uma poderosa forma de expressar cultura, sentimentos, pensamentos, saberes, “e uma excelente ferramenta para se utilizar em sala de aula, onde é possível discutir vários temas na escola”, destaca Lima, que ainda pontua que na ocasião especificamente com o filme, será refletido a poesia de Manoel de Barros e como ele brincava com a língua portuguesa.

 O Festival de Cinema do Vale do Ivinhema é uma realização da Fundação Nelito Câmara com o investimento do Governo do Mato Grosso do Sul, através do Fundo de Investimentos Culturais, FIC, da Sectei e da Fundação de Cultura de MS. Conta também com o apoio cultural da Fecomércio/MS e SESC/MS.

 RotaCine MS

É um projeto itinerante da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que há nove anos percorre as cidades do interior do Estado, onde já percorreu mais de 60 municípios, apresentando e difundindo, em formato de arte-educação, a produção audiovisual de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Dessa forma democratiza o acesso à experiência audiovisual e possibilita à população o conhecimento/reconhecimento da identidade cultural local. As atividades, oficinas e exibições são gratuitas.

 Texto: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *