18 de maio de 2024 - 00:52

Rede E, uma produção sul-mato-grossense de verdade

Comunicação pública integrada e com conteúdo próprio de qualidade! É o que a Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS) vem trabalhando com a criação da marca Rede E desde o início da atual gestão no Estado.

Estamos falando de um conjunto multimidiático que reúne a TV Educativa (canais 4.1 e 4.2), a FM 104,7 e o Portal da Educativa. Neste ano, TV e a Rádio comemoram, respectivamente, 40 e 30 anos de existência. Durante este tempo, foram várias as conquistas, desafios e realizações e hoje o maior orgulho é uma grade com dez programas exclusivos pela TV e 28 pela rádio.

40 anos de história

No ano em que a TVE comemora seus quarenta anos de história, o diretor de TV, professor Carlos Filho, destaca produções locais, regionais e nacionais que tem como objetivo valorizar a arte, cultura, esporte e jornalismo, além de promover os serviços públicos oferecidos pelo Governo de Mato Grosso do Sul. “Como exemplo dos atendimentos oferecidos pela Rede E, podemos citar as coberturas feitas como forma de atender demandas de órgãos e autarquias, como é o caso do +MS Podcast, da Secretaria Estadual de Comunicação por meio da Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) e Agência de Previdência do Estado (Ageprev), com informações e orientações a respeito do Censo Previdenciário. Também destacamos as mais de 40 transmissões feitas apenas no ano passado”, pontuou o diretor.

Já a Secretaria Estadual de Saúde foi atendida com a cobertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde; a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO) solicitou os serviços da REDE “E” na divulgação da Campanha Nacional Contra a Febre Aftosa.

Outro órgão atendido foi a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) por meio da transmissão da Conferência Estadual de Agricultura Familiar (Plano Safra), assim como também a Liga MS de Voleibol 2023, solicitada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

“No decorrer do ano passado tivemos a transmissão de vários festivais como por exemplo o Festival de Inverno de Bonito e o Festival América do Sul, realizado em Corumbá (ambas as solicitações vieram da Secretaria de Governo) e ainda o Festival de Música das Escolas Estaduais (MS in Concert) requisitado pela Secretaria Estadual de Educação. Também foi feita a transmissão da 83ª edição da Expogrande (Exposição Agropecuária Internacional de Campo Grande), ou seja, além de nossa produção local temos toda a cobertura de eventos importantes para o nosso Estado, enfatizou o diretor.

“30, a idade do sucesso!”
Parafraseando a personagem Jenna Rink em “De repente 30”

Uma década mais jovem que a emissora de televisão, a Rádio 104,7 FM também passou por diversas mudanças, inclusive estruturais e de tecnologia, mas a qualidade da programação, voltada para um público seleto e extremamente ligado às várias fases culturais do cenário musical e artístico em Mato Grosso do Sul, se mantém em franca ascensão e qualidade. Pelo menos é o que comemora o diretor de Rádio, Jonas de Paula.

Grandes investimentos foram aprovados pelo Governo do Estado para elevar ainda mais a capacidade operacional dos veículos de comunicação pública levando até a população Sul- mato-grossense uma programação ainda mais regionalizada, inclusiva, moderna e de qualidade .

Sua grade de programação, mantém o compromisso com a informação, prestação de serviço e divulgação dos artistas da nossa terra.

Gestão

O ano de 2023 foi um grande marco para a Fundação. Grandes investimentos foram aprovados pelo Governo do Estado para elevar ainda mais a capacidade operacional dos veículos de comunicação pública levando até a população sul-mato-grossense uma programação de qualidade ressaltada o diretor presidente Elias Mendes.

“Quando assumimos a gestão, a emissora passava por graves problemas estruturais, desde a parte física a equipamentos. No início de 2023 fizemos um trabalho de reconhecimento dos problemas e no decorrer do ano fomos transformando todas as áreas”, explicou o presidente que ressalta ainda a importância da parceria como a feita com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e a Cultura (Fapec) para o desenvolvimento de vários projetos, como é o caso do programa Tá Na Rua, uma produção exclusiva sobre educação para o trânsito com versões para rádio, tv e portal de notícias.

Sinal

A digitalização do sinal da tv já abrange cerca de 70% dos municípios de Mato Grosso do Sul. A modernização dos equipamentos tanto da rádio quanto da tv, possibilitam oferecer uma programação de qualidade e mais moderna.

“Equipamentos de última geração foram adquiridos, como câmeras, mesas de corte e áudio garantindo maior qualidade de imagens e som, além da conectividade”, explicou a diretora de tecnologia Gislanne Leite.

São inúmeros os motivos para comemorar neste 2024 e a Rede E segue em constante evolução, como uma das principais emissoras educativas afiliadas a Empresa Brasileira de Comunicação e Rede Cultura no País.

Vivianne Nunes

Fotos: Rogério Medeiros