3 de maio de 2024 - 23:50

Rádio Livre recebe 1ª comandante do Grupamento Bombeiro Militar

Comemorado hoje (8 de março), o “Dia Internacional da Mulher”, foi criado como marco para celebrar as lutas pelos direitos das mulheres. São muitos desafios a serem superados, elas desempenham papéis fundamentais na sociedade, como mães, donas de casa, profissionais em vários setores econômicos e outros.

E neste dia tão simbólico e importante a jornalista Vivianne Nunes, recebeu no programa Rádio Livre, da Rádio E 104.7, a primeira mulher que comanda o 1º Grupamento Bombeiro Militar (1º GBM), Tenente-Coronel Marlise Helena Ribeiro Bernardes de Barros.

Na verdade, a gente tem uma trajetória histórica, que antigamente só poderiam ser homens, o concurso era só para homens e as mulheres não tinham nem a possibilidade de fazer o concurso, em 1999 abriu o primeiro concurso onde tiveram apenas duas vagas para as mulheres, então, nós tínhamos vagas restritas, então não tínhamos como a gente querer ser grande, ser uma quantidade grande porque era limitado mesmo. Nos últimos dois concursos é que a legislação permitiu uma ampla concorrência, então as mulheres podem ser bombeiras militares ou policiais militares, elas conseguem concorrer de igual para igual nos concursos públicos.

Confira a entrevista:

O 1º Grupamento Bombeiro Militar (1º GBM) testemunhou um capítulo único em seus 54 anos de história ao passar, pela primeira vez, o comando para uma mulher. A Tenente-Coronel Marlise Helena Ribeiro Bernardes de Barros assumiu a liderança.

O ingresso e ascensão das mulheres na corporação evidenciam a importância da diversidade e resiliência no ambiente militar. As pioneiras, como a Tenente-Coronel Marlise Helena, inspiram futuras gerações e demonstram que o papel da mulher nas instituições de segurança pública é cada vez mais relevante e inovador.

Tenente-Coronel Marlise Helena formou-se oficial do Corpo de Bombeiros Militar pela Academia de Brasília em 2006. Além de sua formação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Engenharia de Incêndio pela Universidade Católica de Brasília, e Licenciatura em Letras pela UNIDERP, ela possui pós-graduações em Engenharia e Segurança do Trabalho, Gestão de Segurança Pública e Direito Militar. Atualmente, está em fase de mestrado pela UFMS em Administração Pública.

Com uma sólida base de cursos operacionais, incluindo Primeira Resposta em Atendimento com Produtos Perigosos, Perícia de Incêndio Florestal, Cães de Guerra, Curso de Formação de Cinotécnico, entre outros, a Tenente-Coronel Marlise Helena já desempenhou diversas funções ao longo de sua carreira, destacando-se como a primeira mulher a comandar a Academia de Bombeiros Militar do MS.

Rádio Livre com a jornalista Vivianne Nunes e Bernardo Quartin, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h ao vivo, pela Rede E – FM 104,7 e pelas redes sociais: YouTube e Facebook. ➡️ Portal da Educativa no seu www.portaldaeducativa.ms.gov.br. Participe por meio do WhatsApp (67) 99333-1047.

Com informações: Assessoria CBMMS

Fotos: Rogério Medeiros