28 de abril de 2024 - 13:53

Professor se fantasia para dar vida a aulas de história em escola de MS

O professor Elton Teixeira, da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG) em Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, tem uma abordagem um tanto quanto diferente do conteúdo para prender a atenção dos alunos nas aulas de história. Com fantasias, ele alia os sentidos de visão e audição para que as crianças e adolescentes possam entender o conteúdo e até se sentir parte da história. Nessa brincadeira, ele já foi um Flinstone, um grego, personificou Charles Chaplin, um cangaceiro, um Sheik e até um cavaleiro das Cruzadas.

Rei Ricardo Coração de Leão – Cruzadas / Idade Média (Foto: Arquivo Pessoal)

Em entrevista ao jornal JD1, Elton contou que começou este trabalho em 2012, quando lecionava na Escola Felipe de Brum em Amambaí. Lá ele fez a primeira caracterização como um gaúcho. Depois se mudou para Bonito e começou a lecionar no BCG, onde trabalha com os alunos história e sociologia. “Notei que a iniciativa deixava as aulas mais divertidas e que eles adoravam. Então investi mais forte e percebi que com alunos mais velhos a tática tornou as aulas de história mais atraentes, e seria um diferencial que traria um novo olhar na disciplina”, detalhou.

Ainda segundo o professor, para conseguir investir mais nos personagens, neste ano ele está contando apoio empresários locais para poder financiar estas fantasias que vem de Dourados e de Campo Grande. “Resolvi apostar nesta proposta, pois queria renovar meu trabalho e levar o conteúdo tão denso de História de uma forma mais leve divertida e dinâmica” explica.

A iniciativa, segundo Elton, surgiu de seus professores da Graduação, em especial a Doutora Márcia Medeiros, Rodrigo Casali, Tânia Zimmermann, Jocimar Lomba e Professor Mestre Carlos Magno Amarilha, que sempre o incentivaram para que construísse um aprendizado na escola mais significativo.

Os alunos amam as aulas temáticas. “É uma coisa incrível, eles participam, se envolvem, muitos querem até imitar. Conforme a fantasia causa até um certo medo neles, mas eles apoiam e me aplaudem, e isso me emociona muito” disse Elton.

Quanto aos colegas de trabalho e a direção escolar Elton encontrou muito apoio e admiração. “Meus colegas de trabalho, assim como a direção e a coordenação, bem como os outros professores apoiam muito sempre me ajudam, quando podem. Mas existe uma resistência mínima por parte de alguns”. O apoio vem até da Secretária a Estadual de Educação, Maria Célia Amêndola da Mota, que conversa com o professor e incentivo e ânimo, assim como a Secretária Municipal de Educação de Bonito,Roseli Gambim.

Acompanhe no vídeo algumas das caracterizações do professor:

Texto com informações do site JD1