3 de maio de 2024 - 01:59

Bonito de cara nova: Estado inicia obras de recapeamento na entrada da cidade

O Governo do Estado, por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), deu início nesta semana aos trabalhos de recapeamento, iluminação e construção de ciclovia no trecho entre o Aeroporto Regional de Bonito e a entrada da cidade. As obras tiveram início na BR-267 e vão abranger também a MS-178 e Rua Pilad Rebuá, até o cruzamento com a Rua General Osório. A previsão de término é de 5 meses.

O “marco zero” (início) da obra é o Aeroporto Regional de Bonito (Foto: PMB)

O projeto, orçado em R$ 9,5 milhões, prevê o recapeamento de 14,160 km, a instalação do sistema de iluminação pública e implantação de ciclovia. “Com essa obra poderemos receber melhor aqueles que nos visitam, é a porta de entrada da cidade e com a iluminação vamos dar mais segurança àqueles que chegam aqui”, afirmou o governador durante assinatura de abertura da licitação da obra, em julho do ano passado.

Construída e asfaltada em 2000, a via será recapeada pela primeira vez após 18 anos. Os trabalhos estão sendo iniciados com a fresagem, que consiste na remoção (de 2 centimetros de profundidade) do asfalto existente. Após o preparo, a via receberá uma camada de 3 cm de massa asfáltica.

A qualidade do asfalto é controlada pelo laboratório existente na Usina da Agesul, localizada após a UFMS, na saída para a Gruta do Lago Azul. Além de um grande número de maquinários a obra empregará pelo menos 100 operários. Sua duração prevista é de 5 meses.

Mais investimentos

Foto: PMB

Além do recapeamento da entrada da cidade, duas importantes obras também estão sendo realizadas na região. A implantação e pavimentação asfáltica da Estrada do Curê, onde estão sendo investidos R$ 20 milhões e da rodovia MS-382, que dá acesso a Gruta do Lago Azul, considerada o cartão postal da cidade. Nesta primeira etapa, o Governo do Estado está pavimentando 23,6 km, no valor de R$ 21 milhões.

Ainda estão sendo investidos R$ 2,2 milhões, na infraestrutura urbana, como a restauração da pavimentação de diversas ruas.