Pesquisadoras da plataforma científica Pasteur-USP vão reproduzir células do sistema nervoso humano, a partir de células-tronco, e infectá-las com o coronavírus. A ideia é estudar alguns dos sintomas causados pela covid-19, como perda de paladar, olfato, dores de cabeça e em alguns casos mais graves, até a demência.
A coordenadora da pesquisa, Patrícia Beltrão Braga, diz que o método usado é chamado de reprogramação celular. Na pesquisa dela, as células tronco são retiradas de dentes de leite e depois sofrem um processo de diferenciação para se transformarem em células do sistema nervoso e posteriormente, num processo controlado em um laboratório de biossegurança nível 3, elas são infectadas com o coronavírus.
Patrícia Beltrão explicou a importância de entender a forma como o coronavírus atinge as células cerebrais. Vale destacar que, com esse método, o grupo de pesquisadoras já desvendou a relação do zika vírus com a microcefalia em 2016 e também testou drogas que pudessem combater essa doença. A expectativa é que depois de descobrir como a covid-19 afeta o cérebro, sejam testados alguns medicamentos em laboratório para combater o vírus.
Confira as informações com a repórter Maristela Cantadori
- A pesquisa começou recentemente e a previsão é que as primeiras observações possam ser divulgadas daqui a seis meses e um estudo seja publicado em um ano.
SINTONIZE – O programa MS no Rádio vai ao ar das 7h às 8h na Educativa FM 104.7.
O público pode participar pelo telefone 3318 1047, WhatsApp (67) 99333 1047 e por meio das redes sociais. Com apresentação de Eva Regina o programa é transmitido também no portal da Rede Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br)