plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 09:14

Persona em Foco presta homenagem in memoriam a Antunes Filho

Programa que vai ao ar nesta sexta-feira na TVE Cultura MS rende honras a um dos maiores diretores do teatro brasileiro

Nesta sexta-feira (25), o Persona em Foco exibe um especial In Memorian em homenagem a um dos maiores diretores de teatro brasileiro, considerado pela crítica e por diversos artistas como um dos principais nomes teatrais e diretores do país: José Alves Antunes Filho. O programa vai ao ar às 21h45 na TVE Cultura MS e pelo Portal da Educativa.

Antunes Filho será o homenageado in memoriam pelo Persona em Foco desta sexta-feira. (Foto: Reprodução)
Antunes Filho será o homenageado in memoriam pelo Persona em Foco desta sexta-feira. (Foto: Reprodução)

Mais conhecido como Antunes Filho, ele ganhou destaque e prestígio como diretor teatral ao montar Macunaíma, baseado na obra de Mário de Andrade, em 1978.

Antunes Filho nasceu em São Paulo em 12 de dezembro de 1929. Filho de imigrantes portugueses, começou estudando Direito no Largo de São Francisco, mas abandonou o curso para fazer artes dramáticas e iniciou a carreira dirigindo grupos amadores. Em sua geração, conviveu com nomes como Flávio Rangel, Augusto Boal, Antônio Abujamra e Zé Celso. Foi um dos dissidentes do Teatro Brasileiro de Comédia, onde trabalhou com Ziembinski, Adolfo Celi e Luciano Salce, entre vários outros.

Criou o CPT (Centro de Pesquisa Teatral), em 1982, berço de várias gerações de atores com metodologia e técnica próprias. De lá, saíram montagens como A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1986), Paraíso Zona Norte (1990), Novas e Velhas Estórias (1991) e Gilgamesh (1995). Faleceu em 2 de maio passado, aos 89 anos.

O Persona em Foco é uma produção da TV Cultura de São Paulo veiculada por emissoras públicas parceiras, caso da TVE Cultura MS. A atração semanal registra aspectos da vida pessoal e da carreira de personalidades do teatro, bem como as suas impressões sobre o ofício.

Apresentado por Atílio Bari, o programa vai ao ar às 21h45, na TVE Cultura MS e pelo Portal da Educativa.

(Com TV Cultura de São Paulo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *