plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

12 de junho de 2024 - 11:10

Pensamento de Michel Foucault é tema do Café Filosófico

Margareth Rago aborda no Café Filosófico a visão de Michel Foucault sobre possibilidades de existência. (Foto: Rodrigo Cancela/Divulgação)
Margareth Rago aborda no Café Filosófico a visão de Michel Foucault sobre possibilidades de existência. (Foto: Rodrigo Cancela/Divulgação)

A TVE Cultura prossegue com a série Grandes Intérpretes para questões do século XXI, do Café Filosófico, com a palestra “Foucault: a filosofia como modo de vida”. Conduzido pela historiadora Margareth Rago, o episódio reflete sobre as novas possibilidades de existência, segundo o pensamento do filósofo Michel Foucault. O programa, apresentado por Clarissa Kiste e Kiko Bertholini, vai ao ar aos domingos, às 20h, com reprises às 22h45 de segunda-feira, na TVE Cultura e no Portal da Educativa.

Michel Foucault viu o Século XX ser organizado em torno de sólidas instituições sociais que serviam para garantir a ordem, mas que afetavam também a constituição de quem somos e regiam o nosso modo de viver. Ele colocou em debate verdades até então inquestionáveis no campo da justiça, do saber médico e das regras de conduta sexual. Para ele, as “estéticas da existência” visam a constituição de subjetividades éticas a partir das práticas da liberdade e das contracondutas, em direção a uma vida não fascista.

A historiadora que conduz a atração, Margareth Rago, deixa claro que esse pensamento, segundo o filósofo, deve se expandir para a ação. “Para Foucault, a filosofia é um modo de vida, é um conhecimento que tem quer ser praticado, que se pauta pela experiência, pelas práticas e que visa à transformação”.

Sobre a série

A realidade parece ter se agigantado, se prolifera por redes impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos, estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isso, sob a curadoria do historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto, a série traz especialistas como Leandro Karnal, Vladimir Safatle e Renato Janine Ribeiro para nos ajudar a observar os impasses contemporâneos a partir do olhar de grandes intérpretes.

O Café Filosófico é uma parceria entre o Instituto CPFL e a TV Cultura de São Paulo, retransmitido por emissoras educativas do Brasil como a TVE Cultura de Mato Grosso do Sul. O programa pode ser acompanhado pela emissora e no Portal da Educativa –na aba Assista a TV do site ou pela fan page da rede social Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *