plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

9 de maio de 2024 - 21:02

Papo de Mãe: consumo excessivo de cafeína na gravidez é prejudicial?

Por Dr. Rodrigo da Rosa Filho*, especialista em reprodução humana

  • A cafeína presente no café, chás, chocolates, alguns refrigerantes, polpa de açaí (com xarope de guaraná), bebidas energéticas, chás verde, branco, preto e mate, chimarrão e algumas medicações pode fazer mal para as mulheres que pretendem engravidar. Durante a gestação o consumo excessivo aumenta as chances do bebê nascer prematuro e com peso abaixo do ideal e a mãe corre maior risco de aborto.

  • Segundo o ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, o Dr. Rodrigo da Rosa Filho, a cafeína é capaz de acelerar o metabolismo da mãe e do bebê, por isso afeta o desenvolvimento do feto. A substância estimulante psicoativa estimula o sistema nervoso central,  faz com que os vasos sanguíneos do corpo se contraiam, estreitando também os vasos que alimentam a placenta, o que pode prejudicar a circulação útero-fetal. É essa redução de suprimento de oxigênio, que pode estar associado ao risco de restrição do crescimento e desenvolvimento fetal e aborto espontâneo.

  • Ainda segundo o médico, o consumo acima de cinco copos de café por dia pode retardar em 50% o tempo para engravidar. De dois a três copos diários aumenta a chance de aborto espontâneo. Por outro lado, uma (1) xícara de café por dia não apresenta riscos antes ou durante a gravidez. Os antioxidantes da cafeína ajudam a proteger as células, estimula o cérebro, mas em excesso é prejudicial à saúde da mãe e do bebê. A orientação é diminuir o consumo desde o planejamento da gravidez até durante a amamentação.

Assista –Produção da TV Cultura de São Paulo retransmitido para todo o Brasil pelas redes públicas de televisão, como a TVE Cultura, o programa Momento Papo de Mãe traz informações e dicas para ajudar o dia a dia de mães e filhos, indo ao ar de segunda a sexta-feira às 16h45.  A atração pode ser acompanhada também pelo Portal da Educativa (na aba Assista a TV).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *