7 de maio de 2024 - 20:12

Oficina de percussão gratuita na Concha já recebe inscrições

Foto: Chico Simão / Acervo FCMS

Estão abertas as inscrições para a primeira Oficina de Percussão Bojomalê, que acontece de 7 de março até o mês de junho na Concha Acústica Helena Meirelles, sempre às terças e quintas, das 18h30 às 20 horas.O curso é gratuito e aberto a pessoas a partir dos 13 anos.

As aulas serão ministradas pelo musicista Chico Simão e contam ao todo com 20 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/oficinadepercussaofcms. Não é necessário possuir conhecimento previo sobre percussão.

A Oficina de Percussão Bojomalê busca fomentar a cultura local por meio de atividades culturais coletivas gratuitas no Parque das Nações Indígenas. Durante 35 encontros os alunos aprenderão sobre os instrumentos, como manuseá-los, tirar som com cadência e aprender a tocar de fato em grupo.

Os instrumentos serão disponibilizados pelo professor e oferecidos gratuitamente para os alunos, assim como sua manutenção e cuidados. Para o professor e artista Chico Simão, “uma oportunidade de aprender um novo instrumento, sentir como é a percussão na música e desenvolver a musicalidade de cada participante”.

A oficina marca o início de diversas atividades que serão realizadas na Concha Acústica Helena Meireles e outras unidades em 2023. “Essa é a primeira de diversas ações que vamos realizar ao longo do ano nas unidades, levar conhecimento, cultura e arte de forma gratuita para a população e também contribuir com a formação de novos artistas em nosso Estado, com acesso gratuito para que o maior número possível de pessoas interessadas possam participar. Vamos comemorar com muita cultura o aniversário dos 40 anos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul”, explica o diretor-presidente da instituição, Max Freitas.

Foto: Acervo FCMS

Oficineiro

Paulistano, músico com graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pós-graduado em Gestão Cultural, fundador, professor e produtor do grupo de percussão Bojo Malê, baterista e percussionista da banda Sarravulho, professor e produtor de eventos e projetos culturais.

Chico Simão acumula em seu currículo mais de 20 anos de experiência como percussionista e baterista e ministra oficinas de música em grandes capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Bonito , Corumbá, Ivinhema e Coxim.

Desde 1997 dedica-se à pesquisa de sons e ritmos da música brasileira e da costa oeste africana como Guiné e Senegal, difundindo diversas manifestações culturais populares como Maracatu Nação de Baque Virado, Capoeira, Maculelê, Samba, Samba-Reggae e Percussão Corporal.