plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 23:48

O Assunto é o Cinema de Bertrand Tavernier e Marcel Camus

Cinema francês em destaque no Assunto é Cinema. (foto: reprodução)

O Assunto é Cinema com Clayton Sales desta  quinta-feira (22/04) homenageia os diretores franceses Bertrand Tavernier e Marcel Camus. O Assunto é Cinema começa 11h na Educativa 104.7 FM podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

Nascido em Lyon em 25 de abril de 1941, Bertrand Tavernier é um cineasta, roteirista e produtor francês. Filho do escritor René Tavernier, Bertrand Tavernier começou a carreira cinematográfica como assistente do diretor Jean-Pierre Melville, realizando em seguida pequenos documentários, antes de ser encarregado das relações com a imprensa e começar seu trabalho de historiador do cinema. Como crítico cinematográfico, colaborou com várias revistas importantes nos anos de 1960 como “Les Cahiers du cinéma”, “Cinéma”, “Positif”, “Présence du cinéma”, entre outras.

Bertrand Tavernier deu novas oportunidades a grandes roteiristas e escritores de diálogos como Jean Aurenche e Pierre Bost, bem como ao cineasta Claude Autant-Lara. Grande cinéfilo,Tavernier suscitou a redescoberta de escritores como Jean-Devaivre, de quem adaptou a autobiografia no seu filme “Laissez-passer”. Seu filme mais recente foi o documentário “Voyage à travers le cinéma français” lançado em 2016.

Marcel Camus nasceu em 21 de abril de 1912. Diretor, produtor, cenógrafo e ator, Marcel Camus é famoso por sua produção, a destacar “Orfeu Negro” que levou a Palma de Ouro em Cannes em 1959 e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960. Como produtor, Marcel Camus tem no currículo vários sucessos de público e crítica, a destacar “Mort en fraude” (1957), “Le chant du monde” (1962) e “Vivre la nuit” (1965), além do já citado, “Orfeu Negro” (1959).

Entre os demais destaques do programa estão a análise do filme “Meu Pai”, outro favorito ao Oscar 2021, dirigido por Florian Zeller. Clayton Sales ainda celebra o aniversário de 20 anos da comédia romântica francesa “O fabuloso destino de Amélie Poulain de Jean-Pierre Jeunet.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e quintas-feiras, a partir das 11h às 12h30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”). Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *