plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 16:52

O alcance social de um projeto chamado “Florestinha”

Pensa em um projeto completo….. Que ocupa o tempo de crianças e adolescentes de baixa renda no contra turno escolar, que ensina lições sobre preservação do meio-ambiente, que se importa em transmitir valores como respeito, coletividade, espírito de equipe e principalmente disseminar todo aprendizado absorvido ali??? Para quem não sabe ou não conhece, aqueles meninos de farda que achamos super engraçadinhos porque plantam árvores nas praças, ajudam na limpeza de lagos e córregos – principalmente em datas comemorativas – têm agora uma responsabilidade de gente grande: ensinar outras crianças e adolescentes (de escolas públicas) sobre como funciona, na prática, toda a teoria que gira em torno da preservação do ambiente em que vivemos.

Esse é o Projeto Florestinha!! Nasceu em 1993, dando a oportunidade a cerca de 40 crianças, de passarem um período do dia na companhia de Policiais Militares Ambientais.

De lá pra cá a ação da PMA cresceu bastante e com a ajuda de parceiros, voluntários, servidores e estagiários chegou a atender muita gente mesmo. Pasmem! Em 2013 o projeto atendeu mais de 11 mil crianças e adolescentes, em 2014 mais de 7 mil… A participação dos integrantes é ativa em muitas áreas, em aulas de gramática, comunicação interpessoal, educação moral e cívica, disciplina militar, além de recreação, reforço escolar e alimentação. E se engana quem pensa que nunca houve crise no Florestinha. Há pouco mais de um ano, a corporação precisou de parceiros como o Sesc Mesa Brasil, pois a carne doada pela prefeitura ia para as panelas com mais “sebo” do que carne (se é que me entendem!). Mas toda dificuldade gera um aprendizado enorme, e todos sabemos disso. O Florestinha superou, e hoje conta até com unidades independentes em pelo menos 5 municípios de Mato Grosso do Sul como: Costa Rica, Três Lagoas, Aquidauana/Anastácio, Guia Lopes da Laguna e Jardim.

Esta jornalista aqui recebeu um convite de um ex-florestinha agora colega de emissora Willian Leite​ para um passeio nas duas unidades de Campo Grande – Consul Assaf Trad e Parque Estadual Matas do Segredo. Estou sendo tendenciosa mesmo – o queixo caiu. Parabéns a todos os responsáveis pela iniciativa e termino com a frase do coordenador do Projeto e Major da PMA Ednilson Queiroz “Quando falaram para eu cortar um participante do projeto porque ele era um menino problemático eu falei: de que adianta só selecionar meninos bons, se é de pessoas como ele que fazem com que o projeto Florestinha tenha significado”

Lívia Machado, coordenadora de Jornalismo da RTVE , editora-chefe e apresentadora do Jornal da TVE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *