25 de abril de 2024 - 17:40

No dardo, Mato Grosso do Sul é ouro duas vezes nos Escolares

Yuri surpreendeu concorrentes e levará o ouro para a Escola Municipal Indígena Guarani Kaiowá. (Foto: Fundesporte/Divulgação)

Mato Grosso do Sul conquistou dois primeiros lugares na modalidade do lançamento de dardo da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Em Natal, terça-feira (20), na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Yuri Moreira Benites foi o melhor na disputa para 12 e 14 anos. Antes, na Sub-18, Bruna Vieira de Jesus confirmou porque é uma das melhores do país na base.

Yuri, da Escola Municipal Indigena Guarani Kaiowa, foi ouro no masculino com a marca de 55 metros e 37 centímetros. O estudante de 13 anos, de Amambai, a 437 km de Campo Grande, surpreendeu os adversários, muitos no último ano da sua faixa etária.

No masculino, Ediuso Amarilia, 15 anos, da mesma escola de Yuri, terminou em quinto na Sub-18, com 53,49 metros. O ouro foi para Carlos Pereira, 17, do Piauí, com 68,09, seguido por Alisson Raduenz, 17, com 61,86, e em terceiro, João Nardi, 17, do Paraná, com 61,86.

Bruna faturou o ouro no arremesso de dardo, confirmando seu status entre destaques nacionais do esporte. (Foto: Fundesporte/Divulgação)

Já Bruna Vieira de Jesus, do Raul Sans de Matos, de Campo Grande, chegou à capital potiguar como candidata ao pódio. Aos 16 anos, a sul-mato-grossense mostrou porque é uma das promessas do atletismo nacional. Na sub-18, foi campeã com a marca de 46,54 metros. A representante brasileira na Olimpíada da Juventude em Buenos Aires deixou em segundo a paranaense Stefany Navarro da Silva, 15, com 45,75 metros, e o bronze foi para Alana Maranhão, 17, também do Paraná, com 41,23 metros.

Confira outros resultados de Mato Grosso do Sul

No salto em altura feminino, de 15 a 17 anos, Hellen Messias, da escola estadual 11 de Outubro, foi quinta colocada, com 1,58 metro, na prova vencida por Arielly Rodrigues, de Mato Grosso, com 1,67 metro.

No lançamento do disco Sub-16, Mariana da Silva Gamarra Gauna, da Escola Municipal Licurgo de Oliveira, foi a nona colocada, com 27,13 metros. A vencedora foi Julia Barbosa, da Paraíba, com 45,07 metros. E no 110 metros com barreiras masculino Sub-18, Felipe Roniery, da Estadual José Garcia Leal, foi sexto lugar com 14s60. O ouro foi de Marcos Ferreira, de São Paulo, com 13s61.

No arremesso de peso sub-18 feminino, Nathalia Souza, da Dom Aquino Correa, ficou em nono com 10,56 metros, e a ganhadora foi Rafaela Maciel de Souza, de Minas Gerais, com 14,79.

Nos esportes coletivos, a Calvoso, de Ponta Porã, disputa entre o quinto a sétimo lugar no vôlei masculino12 a 14 anos da Primeira Divisão. Mesmo caso da equipe Presidente Vargas, de Dourados, no futsal feminino.

Por Luciano Kishô Shakihama, do soporesportes.com.br