24 de abril de 2024 - 02:24

Na Cadeira do DJ destaca programação cultural do 14° Festival América do Sul Pantanal – Brasil – Corumbá

O superintendente de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Ricardo Maia, foi um dos entrevistados do programa Na Cadeira do DJ, apresentado nesta quarta-feira (23), por Celito e Gilson Espíndola, na Educativa FM 104,7. O outro entrevistado foi o próprio Gilson Espíndola, músico, produtor e apresentador do programa. Em pauta foram abordadas as atrações culturais e musicais do 14° Festival América do Sul Pantanal – Brasil – Corumbá, que acontece de 24 a 27 de maio de 2018 em Corumbá, MS.

Em entrevista, Gilson Espíndola ressaltou o incremento da participação de artistas locais no primeiro dia do festival além de atrações de cinema, danças e artes visuais. O músico participa do festival na próxima sexta-feira (25) no encerramento do Quebra-torto Literário, às 10h:30. No primeiro bloco, Gilson destacou as principais atrações musicais como a Orquestra de Corumbá, o músico Marcos Assunção e Martinho da Vila, além de apresentações do Circo Medelín, o Cine Clubinho e o Cortejo Andores. A abertura oficinal do Festival América do Sul Pantanal acontece a partir das 20h na Praça Generoso Ponce. Ao final do primeiro bloco Gilson e Celito tocaram as músicas Pay Yvimbet, de Dami Baz, e Mulheres, de Martinho da Vila.

Abrindo o segundo bloco de Na Cadeira do DJ, o entrevistado foi o superintendente de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Ricardo Maia, que falou da importância do programa em dar espaço para a cultura do Estado. Maia ressaltou a qualidade e a diversidade da programação, que nesta 14ª edição ampliou a participação de atrações locais. “Viemos privilegiando nossos artistas de Mato Grosso do Sul e em Corumbá, por exemplo, conseguimos envolver artistas e a população na programação, que contempla a diversidade de expressões artísticas no Brasil e de diversos países da América do Sul”.

Para o superintendente, o princípio do secretário de Estado de Cultura e Cidadania de MS, Athayde Nery, para o festival é o fortalecimento das questões de igualdade racial, indígenas, LGBTs e juventude. “É por isso que a Secretaria engloba a Cultura e a Cidadania e na programação temos ações envolvendo as comunidades de Corumbá e ações com as populações indígenas, é um festival que toma a dimensão também da cidadania”.

Sobre os objetivos do festival também estão incluídas as questões da economia e formulação de valores. “Com a mudança da data, que antes acontecia no segundo semestre, e agora acontece em maio, a organização também espera contribuir com o turismo de pesca”, disse Maia, que também destacou que para cada R$ 1,00 investido no evento a economia local ganha outros R$ 7,00. “A economia da cultura é um caminho importante para o Estado, que fomenta essa capacidade também para tornar a cultura sustentável”, ressaltou o superintendente.

Além das atrações musicais do segundo dia, na sexta (25), Ricardo Maia destacou a programação com filmes e homenagens ao artista plástico Jonir Figueiredo, ao artista visual Rubén Darío Román Añez, ao ex-prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, e a José Asunción Flores, inventor da Guarânia. Também é esperada a presença do ministro da Cultura do Paraguai.

Ao fim do segundo bloco o programa Na Cadeira do DJ tocou Linha de Frente, do rapper Criolo. Após o retorno, o superintendente de Cultura, Ricardo Maia, continuou a entrevista divulgando outras atrações do festival como o estande da Cultura Criativa, com participação de produtores de cultura, desfile de moda e artesanato, em sintonia com a política do Ministério da Cultura.

No terceiro bloco do programa Gilson Espíndola e Ricardo Maia continuaram a divulgar a rica programação do festival para os dias 26 e 27 de maio. “Todos os dias de festival serão cerca de 17 horas de programação”, acrescentou Maia. No terceiro bloco de Na Cadeira do DJ o público ouvinte conferiu Certas Coisas, de Lulu Santos, com Rolando Chaparro. O apresentador, Celito Espíndola, ressaltou que o Festival América do Sul Pantanal já se tornou uma referência para artistas do Brasil.

Em suas considerações finais o superintendente de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Ricardo Maia, fez novamente o convite aos ouvintes para visitarem Corumbá e conhecerem o Pantanal, agradeceu o convite do programa e disse que o festival será um momento muito importante na América do Sul, caracterizando-se como “um encontro cultural, social e poético”.

Para finalizar o quarto bloco, o programa Na Cadeira do DJ trouxe a música Estrada de Chão, com Aurélio Miranda.

Para conferir a programação completa do 14° Festival América do Sul Pantanal – Brasil – Corumbá acesse o site: http://www.festivalamericadosulpantanal.ms.gov.br/

Lançamento

Ricardo Maia ainda divulgou no programa Na Cadeira do DJ, o lançamento hoje (23), às 19h30 de seis livros pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), que “trazem à luz uma parte da história de MS”. Entre os temas abordados pelas publicações estão a Guerra do Paraguai e a cidade de Corumbá. O evento acontece na sede do IHGMS, na Casa da Ferrovia, localizada na Avenida Calógeras, 3.000, esquina com Avenida Mato Grosso.

Serviço: Com produção e apresentação dos irmãos Celito e Gilson Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ é veiculado às segundas e quartas-feiras,  a partir das 10h30.

Texto: Allisson Ishy

Fotos: Daniela Lima

Confira a galeria de imagens da entrevista: