plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

12 de outubro de 2024 - 23:44

Na Cadeira do DJ destaca 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil

O programa Na Cadeira do DJ entrevistou Marcel Arakaki Asato na REDE E 104.7 FM nesta quarta-feira (30/08). Celito Espíndola conversou com ele a respeito da Associação Okinawa de Campo Grande e sua exposição que narra a trajetória dos Okinawanos em Campo Grande. 

Marcel Arakaki Asato tem 33 anos, é médico patologista e Professor de patologia na Faculdade de Medicina da UFMS. Atualmente ele é presidente da Associação Okinawa de Campo Grande.

Há 115 anos, chegava a primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil, dando início a uma incrível jornada de resiliência e valiosa contribuição que se estende até os dias atuais. A bordo do navio Kasato Maru, os primeiros 793 imigrantes do Japão, vieram em busca de novas oportunidades e uma nova vida. Hoje, os seus descendentes formam uma comunidade de aproximadamente dois milhões de nipo-brasileiros, desempenhando um papel significativo tanto na economia quanto na cultura do nosso país.

E um dos estados onde esses imigrantes constituíram suas comunidades é o Mato Grosso do Sul, que abriga hoje a terceira maior colônia de japoneses no Brasil. Para chegar a terras sul-mato-grossenses, esses desbravadores que vinham em grande parte da província de Okinawa, embarcaram em uma jornada rumo ao Oeste brasileiro.

Para homenagear os 115 anos da imigração japonesa no país, a Associação Okinawa de Campo Grande promove no Shopping Bosque dos Ipês, a a exposição “O Romance Noroesute Tetsudo e os Okinawanos de Campo Grande”, baseada em um romance do autor Tatsuhiro Oshiro, que foi o primeiro escritor de Okinawa a conquistar o Prêmio Akutagawa, uma premiação literária japonesa de grande prestígio.

A exposição audiovisual conta a trajetória dos imigrantes okinawanos que se estabeleceram na cidade de Campo Grande, vindos pela Ferrovia Noroeste do Brasil, expondo suas adversidades e conquistas, proporcionando ao público uma visão mais profunda não apenas sobrea história da comunidade japonesa local, mas também sobre a própria história de Campo Grande.

Confira o papo na íntegra no podcast do programa no Spotify da Rede Educativa MS:

Foto: Dayane Vargas.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas, terças e quartas-feiras, das 12h às 13h, na REDE E 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa ou entre os podcasts da Rede Educativa MS no Spotify. O programa Na Cadeira do DJ também está no Instagram e no facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *