plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

27 de abril de 2024 - 20:27

Fila do transplante de córneas já passa dos 400 na Capital

Entrevistada desta teça-feira (5) é coordenadora da Central de Transplantes de MS. (Foto: Rogério Medeiros)

A fila para o transplante de córneas já foi zerada em Campo Grande, mas atualmente possui pouco mais de 400 pessoas à espera. A informação é da coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul (CETMS), Claire Carmem Miozzo, que esteve na manhã de hoje no quadro Entrevista do Dia, do programa Rádio Livre pela 104,7 FM.

Durante a entrevista, Claire também falou da importância do consentimento familiar para que as doações sejam possíveis. “Para ser um doador você tem que deixar claro, em vida, a sua vontade e se tornar um doador, porque quem autoriza é a família e quando ela não conhece essa vontade da pessoa, tem mais dificuldade em aceitar a doação”, explicou.

Esse é o Setembro Verde, uma alusão ao dia 27 de setembro em que se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos e sua intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância de ser um doador, o que coloca o assunto em evidência.

Claire lembrou durante a entrevista sobre a importância o acolhimento familiar quando determinada pessoa dá entrada em uma unidade de saúde em situação grave. Ela explica que muitas pessoas têm medo da situação de ser um doador de órgãos, mas lembra que tudo é feito apenas com um diagnóstico muito preciso sobre a morte do paciente. “O diagnóstico de morte encefálica é feito por dois médicos diferentes com dois exames clínicos e um exame gráfico que constata a morte da pessoa, só após esses dois exames e o gráfico é que vai ser diagnosticada a morte. É muito difícil, naquele momento que se dá a notícia de morte para a família, um dos momentos mais tristes da vida de uma família, mas é importante que entenda esse processo e por isso também a importância do acolhimento familiar”, explicou.

Em Mato Grosso do Sul, apenas os transplantes de córnea, rins, pele e osso são feitos. Os demais órgãos como coração, pulmão ou fígado apenas são captados e encaminhados para outras unidades de transplante fora do Estado.

Mais informações este assunto estão disponíveis no canal da Rede no Youtube, onde os interessados podem assistir a entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *