24 de abril de 2024 - 19:29

Na Cadeira do DJ com o rapper General R3

O rapper General R3. (foto: Beto Bonfim)

A entrevista Na Cadeira do DJ desta quarta-feira (21/08) com Celito e Gilson Espíndola na Educativa 104.7 FM é com Rodrigo Donizeti Castejon Osório, o rapper General R3. Ele vem ao programa falar sobre sua música e seu trabalho com rima e poesia no rap.

Rodrigo Donizeti Castejon Osório nasceu em Patrocínio Paulista, interior de São Paulo, em 1981. Aos 14 anos, Rodrigo foi tentar a vida em Franca onde acabou passando um tempo nas ruas, convivendo com os transeuntes e os menos favorecidos na vida. Desse contato direto com as ruas, Rodrigo acabou conhecendo garotos que integravam uma “gangue” de dançarinos de Break Dance, um dos pilares do movimento Hip Hop.

Foi nessa virada que Rodrigo começou a participar e descobrir a arte das ruas. Em 1997, ele descobriu no rap uma forma de expressar suas poesias que já nasceram engajadas tratando de conscientização e protesto. Depois disso vieram as participações em festivais de Hip Hop como rapper em 20 anos de carreira.

Em 1999, Rodrigo participou do “Encontro de todas as Tribos” em Franca cantando com grandes artistas do meio como Trilha Sonora do gueto, RZO, Facção Central, Ndee Naldinho, CXA, Nocivo Shomon, Consciência Humana e Thiagão. No Mato Grosso do Sul, o rapper levou suas rimas na Feira Literária de Bonito (FLIBonito), no Festival Hora Rap em Dourados, o Festival Casa do Samba 104,7 e do Projeto Ocupa Campão além de participar de programas nas rádios e emissoras de TV locais.

O programa de entrevistas Rua 067 poderá ser conferido em breve na TVE Cultura. (foto: divulgação)

Sobre o nome artístico, Rodrigo brinca dizendo que o sofrimento lhe fez General: “Diz que ser soldado do crime? Prisioneiro do vício? Sou General R3 liberdade aos seus ouvidos.”, comenta.

O rapper General R3 é responsável pelo programa “Rua 067” onde realiza entrevistas com artistas regionais nas redes sociais. Rodrigo já entrevistou no programa Vinil Moraes, Alfa MCs , Forrózen, Marina Peralta na primeira fase do programa. Na segunda temporada, General R3 entrevistou Pepa Quadrini, Juci Ibanez, Seu Romero da Tapiocaria Pernambucana e o mestre Liminha da Capoeira. Você pode conferir o programa na página no facebook do projeto.

General R3 acredita na criação de uma mídia espontânea que reúna artistas de renome com os manos da quebrada.  Seu programa rendeu uma parceria com o programa Cult.e da TVE Cultura onde suas entrevistas serão exibidas dentro da programação.

Na música, General R3 está desenvolvendo um novo álbum solo chamado “Bio Poesia” com parcerias com artistas locais visando trazer suas rimas e poesia para as questões regionais.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola e com produção de Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou pela Live na fan page do programa no Facebook. O Cadeira do DJ também está no Instagram.