26 de abril de 2024 - 07:02

Miranda inicia distribuição de cobertores doados pelo Governo do Estado

A prefeitura de Miranda iniciou nesta terça-feira (29) a distribuição de cobertores às famílias em condições de vulnerabilidade, doados pelo Governo do Estado, totalizando mais de mil unidades. A primeira entrega ocorreu na Escola Municipal 15 de Outubro abrangendo o bairro Beira-Rio, um dos mais carentes da cidade, e na sequencia serão beneficiados os moradores dos bairros Nova Miranda, Jardim Carandá, Morada do Pantanal e Maria do Rosário.

Desempregada, a dona de casa Marilucia dos Santos, 41, mãe de oito filhos, foi beneficiada e agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja e ao prefeito Fábio Santos Florença pela ajuda que veio em boa hora, com a chegada do frio, intenso na região. “Vai nos aquecer, com certeza, passamos muito frio nesses dias”, diz ela, chefe da família. “Sem esse apoio a gente iria sofrer bastante, sou diarista e o dinheiro só dá para comprar comida”, conta.

A distribuição dos cobertores foi feita pela primeira-dama do município, Carmen Florença, secretário de Assistência Social e Trabalho, Mário Moraes, e pelo coordenador regional da Casa Civil do Estado, Gérson Prata. “Essa parceria do Governo do Estado é muito importante num momento crucial como esse, onde a questão do emprego impacta grande parte da população, sendo a região ribeirinha uma das mais afetadas”, disse o secretário Mário Moraes.

A primeira-dama Carmen Florença explicou que este ano a distribuição dos cobertores está sendo feita de maneira mais ágil: a pessoa se inscreve e já recebe o benefício, evitando aglomerações. A distribuição na Escola 15 de Outubro foi rápida e uma das beneficiadas foi Romilda Arguelho, 38. “É uma grande benção, o frio nos pegou desprevenidos e essa ajuda do governo veio em boa hora. O governador (Reinaldo Azambuja) é muito generoso”, comentou.

Aqueça uma vida
Primeira-dama do município, Carmen Florença, participou da entrega dos cobertores aos moradores da região da beira do Rio Miranda

A ação em Miranda é resultado da Campanha “Aqueça uma Vida”, conduzida pela secretaria estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), entre 6 de maio e termina dia 18 de junho, e da aquisição pelo Estado, com recursos (R$ 2,67 milhões) do Fundo de Investimento Social (FIS), totalizando 80 mil mantas que estão sendo entregues aos 79 municípios. Nos últimos seis anos, mais de 400 mil unidades foram distribuídas aos carentes.

Os novos cobertores são do tipo casal, material de manta em microfibra, 100% poliéster. O Estado também arrecada agasalhos e cobertores, todos os anos, entre os servidores, e distribui para quem mais precisa. A madrinha da campanha é a primeira-dama Fátima Azambuja, que percebeu um aumento nas doações este ano. “A pandemia ampliou o sentimento de solidariedade”, disse, agradecendo a participação dos servidores estaduais.

A Sedhast informou que a distribuição entre os municípios segue os seguintes critérios: é proporcional ao número de famílias em situação de vulnerabilidade social, de extrema pobreza, de acordo com Cadastro Único (CadÚnico); distribuição por porte do município; e presença de população indígena no território conforme dados do IBGE 2010 e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, considerando também o porte municipal.

Comunicação Governo MS