plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 00:45

Minuto do Trabalhador: em tempos de baixos salários, educação financeira é essencial

Especialista destaca no Bom Dia Campo Grande, da Educativa 104.7 FM, a importância de saber administrar os recursos financeiros a fim de se obter tranquilidade e atingir objetivos
Especialista defendeu no Minuto do Trabalhador a importância da Educação Financeira para que se atinjam os objetivos. (Foto: ASB/Divulgação)
Especialista defendeu no Minuto do Trabalhador a importância da Educação Financeira para que se atinjam os objetivos. (Foto: ASB/Divulgação)

Em tempos de desemprego e salários achatados, saber lidar com o seu dinheiro é fundamental para conseguir uma vida tranquila e planejar metas para você e sua família. O conselho partiu de Andreia Saragoça, educadora financeira e planejadora pessoal, durante participação no Minuto do Trabalhador do Bom Dia Campo Grande desta quinta-feira (3). À Educativa 104.7 FM, ela reforçou a importância da educação financeira para evitar dissabores.

“A educação financeira é extremamente necessária, deveria fazer parte da vida desde a infância, para a pessoa chegar à idade adulta e ter uma vida financeira ativa, sabendo como lidar. Observo que adultos querem tomar decisões econômicas e não sabem como fazer. Fecham os olhos e acreditam que tudo vai dar certo”, considerou.

Andreia afirma que a má gestão dos recursos vai além de problemas com instituições financeiras. “A vida financeira desequilibrada dói muito, adoece as pessoas. Ninguém está endividado porque quer, mas porque vai tomando decisões não adequadas que levaram ao endividamento. A organização financeira oportuniza alcançar objetivos e a vida financeira ao sustentável no longo prazo, trazendo uma qualidade de vida maior”.

Ela aconselha as pessoas a atentarem às suas prioridades, isto é, com o que devem gastar o que ganham e como o fazem. “Às vezes elas observam muito o que o vizinho ou colega de trabalho faz, e não é assim. É preciso ater às nossas realidades e necessidades. ‘O que eu gosto da vida’ e colocar em prática, com despesas que trazem um bem-estar maior e tomando decisões que tragam mais qualidade de vida”.

Isso significa dizer que a pessoa não deve apenas trabalhar para pagar as despesas básicas, mas tomar cuidado sobre como vai usar o dinheiro que recebeu pelo trabalho. “É pensar que você tem uma renda todos os meses, uma entrada de receita, e pensar em a destinar para objetivos, e aí sim adequar as despesas de acordo com o que você gosta. Claro que há despesas básicas, como água, luz telefone e alimentação, mas, mesmo assim, é possível adequar as despesas à realidade”.

Um dos caminhos, recomenda Andreia, é o envolvimento da família, para que todos juntos tracem os objetivos de curto, médio e longo prazos de forma clara. “É saber quais os objetivos da família: uma viagem, o estudo do filho no exterior, uma faculdade. Definindo isso, consegue-se ajustar as despesas porque todo mundo vai querer alcançar esse objetivo e não fica dizendo querer isto ou aquilo”, destacou.

Andreia Saragoça vai oferecer um workshop neste sábado (5), das 8h30 às 12h30, na sede do Corecon-MS (Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul), na avenida Afonso Pena, 2.386, com o tema “Organizando Minha Vida Financeira”.

“Ele é aberto a todas as pessoas que tenham interesse em uma abordagem diferenciada, a Psicologia Econômica e a Economia Comportamental. Os participantes terão a oportunidade de conhecer e trabalhar seu comportamento na vida financeira, diagnosticar a realidade atual e reconhecer os hábitos que prejudicam, aprender como fazer melhores escolhas e oportunizar ferramentas para por tudo em dia”. As inscrições custam R$ 100, podendo ser parceladas em duas vezes. Mais informações pelo WhatsApp (67) 99916-7779.

O Minuto do Trabalhador é um dos quadros do Bom Dia Campo Grande que trazem informações relevantes aos ouvintes sobre temas diversos –Direito do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas) e Mercado de Trabalho e Empreendedorismo (quintas). Você pode participar enviando suas perguntas ou sugestões de assunto aos especialistas parceiros da Educativa 104.7 FM por mensagem de texto ou de voz, pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *