24 de abril de 2024 - 20:14

Ministério Público realiza roda de debates sobre soluções para alagamentos na Capital

Debate sobre soluções para problemas com enchentes em Campo Grande acontece nesta sexta-feira. (Imagem: Divulgação)

Acontece às 14h desta sexta-feira (19) no Auditório das Promotorias de Justiça de Campo Grande –na rua da Paz, 134, ao lado do Fórum da Capital– uma roda de debates sobre o tema “Enchente x Drenagem Urbana”, abordando causas, consequências e soluções.

O encontro foi proposto pela promotora Andréia Peres, que atua na área do Meio Ambiente, e contará ainda com a presença dos professores Ariel Martins, Paulo Tarso, Teodorico Sobrinho e Peter Cheung. O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Capital, Rudi Fiorese, também participa da discussão.

Segundo o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), constantes chuvas e alagamentos em Campo Grande reforçam a importância de um sistema de drenagem eficiente na zona urbana –encarado pela Procuradoria como integrante do serviço de saneamento municipal e englobando atividades, infraestruturas e instalações para transporte, detenção ou retenção de águas pluviais, de forma a amortecer vazões de cheias. O tratamento e dispensa dessas águas nas áreas urbanas também engloba o setor, reforma nota do órgão.

Se bem executado, um sistema de drenagem é capaz de gerar benefícios na qualidade de vida e saúde da população. O MPMS lembra que, na Capital, foram adotados ao longo dos anos uma série de instrumentos de gestão para minimizar problemas decorrentes de enxurradas e inundações em períodos de chuvas fortes. Porém, a evolução da dinâmica urbana exige sua revisão, à luz de opiniões de técnicos das áreas de Engenharia e outras correlatas –um dos objetivos que o debate desta tarde tem.

No início deste mês, uma rápida e intensa chuva atingiu Campo Grande, causando alagamentos em diversas regiões –como no cruzamento das avenidas Ernesto Geisel e Rachid Neder, no bairro São Francisco, e no trecho da Via Parque ao lado do Parque das Nações Indígenas.