plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 07:17

Mês de controle à tuberculose; Parcerias auxiliam tratamento

No mês internacional de controle à tuberculose, a Secretaria de Estado de Saúde realizou campanha de conscientização da doença e resultados de ações desenvolvidas em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Universidade de Stanford – Califórnia, nos Estados Unidos, com a população prisional do Estado.

Realizado há cinco anos em Mato Grosso do Sul, o Projeto Estratégia de Controle nas Prisões garante o acesso ao diagnóstico precoce da doença. Atualmente, 50% dos casos novos da população prisional foi identificado pelo programa.

Assim como a Agepen permite a realização deste estudo dentro dos presídios no Estado, a SES disponibiliza equipe técnica da Vigilância em Saúde rastreio de casos e também o parque tecnológico do Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) para o desenvolvimento de pesquisa em parceria com as universidades do Estado voltada a troca de informações com pesquisadores da Universidade de Stanford.

Saiba os detalhes na reportagem de William Leite para o Jornal da Educativa:

Prevenção

A tuberculose e uma doença transmitida através de vias aéreas que ataca principalmente os pulmões, mas que também pode ocorrer em outras partes do corpo. É importante estar atento aos sintomas que ajuda a descobrir a doença precocemente.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente, por mais de três semanas, na forma seca ou produtiva – com produção de muco ou catarro. Outros sintomas podem estar presentes como falta de apetite e/ou emagrecimento, febre baixa, geralmente à tarde, suores noturnos, cansaço, dores no peito e falta de ar.

Felizmente, a doença tem cura, o tratamento dura no mínimo seis meses e é gratuito, está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde).

Rodson Lima, Comunicação SES
Foto: Bruno Rezende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *