plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 20:05

Martinho da Vila é o nome da vez no Os Donos da Música

Martinho da Vila na década de 1980. (foto: reprodução)

Nesta sexta-feira (14/06), a partir das 22h, o programa Os Donos da Música traz o melhor do samba tradicional com as composições e as melodias de Martinho da Vila na Educativa 104.7 FM com Marta Maria.

Martinho José Ferreira, popularmente conhecido como Martinho da Vila, nasceu no interior do Rio de Janeiro, na cidade de Duas Barras, em 12 de fevereiro de 1938. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, mudou-se para o Rio de Janeiro com apenas quatro anos. Antes da fama, Martinho foi auxiliar de químico industrial, sargento do exército, escrevente e até contador, carreiras que ele abandonou no final da década de 1960 quando a música começou a ganhar cada vez mais espaço.

A carreira artística despontou no III Festival da Record, em 1967, quando concorreu com a música “Menina Moça”. O sucesso veio no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançando a canção “Casa de Bamba”, um dos clássicos de Martinho. O primeiro álbum, lançado em 1969, intitulado Martinho da Vila, já demonstrava a extensão de seu talento como compositor e músico, incluindo, além de “Casa de Bamba”, obras-primas como “O Pequeno Burguês”, “Quem é Do Mar Não Enjoa” e “Prá Que Dinheiro” entre outras menos populares como “Brasil Mulato”, “Amor Pra que Nasceu” e “Tom Maior”.

Martinho da Vila logo tornou-se um dos mais respeitados artistas brasileiros além de um sucesso de vendas no Brasil, sendo o segundo sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o álbum “Tá Delícia, Tá Gostoso” lançado em 1995 (o primeiro foi Agepê, que em 1984 vendeu um milhão e meio de cópias com seu disco “Mistura Brasileira”). Destacam-se Zeca Pagodinho, Simone (CD Café com leite, um tributo a Martinho da Vila, 1996) e Alcione como os maiores intérpretes.

Alguns de seus maiores intérpretes são Zeca Pagodinho, Simone e Alcione entre outros tantos nomes do samba brasileiro. A celebração do 75º aniversário e seus 45 anos de carreira levou Martinho a receber o segundo volume da série Sambabook em 2013, depois de João Nogueira receber o original no ano anterior. Martinho da Vila ainda se apresenta em shows pelo Brasil aos 81 anos.

Sintonize – Com produção e apresentação de Marta Maria, o programa Os Donos da Música coloca os pais de letras e melodias como protagonistas de trabalhos que ganham o mundo, muitas vezes, graças a outras vozes. O programa vai ao ar na Educativa 104.7 FM às sextas-feiras a partir das 22h, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *