26 de abril de 2024 - 20:17

No Papo Reto, Pedro Ortale fala de novo desafio profissional na despedida de MS

Conhecido por seu trabalho musical, mas com passagens por diferentes setores de gestão na área da Cultura e Cidadania, ele contou ao Bom Dia Campo Grande que vai assumir a gestão do Museu da Fotografia de Fortaleza
Celito Espíndola (à esquerda) e Maristela Cantadori entrevistaram o músico Pedro Ortale, que deixa MS para assumir a gestão do Museu da Fotografia em Fortaleza (CE). (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

O Papo Reto, do Bom Dia Campo Grande desta sexta-feira (14), serviu como uma “despedida” do músico Pedro Ortale de Mato Grosso do Sul. Conhecido do cenário cultural estadual, já ocupando inclusive postos de direção em fundações e secretarias do setor, ele está de malas prontas em direção a Fortaleza (CE), onde assumirá o comando do Museu da Fotografia –instituição de cunho privado e para o qual foi selecionado pelos mantenedores do espaço.

Ortale contou um pouco sobre as expectativas e o novo trabalho a Celito Espíndola que, na Educativa 104.7 FM, fez questão de deixar registrado “o profundo respeito e admiração pelo talento não só musical”, mas pela trajetória do entrevistado –que recebeu o chamado para o novo trabalho em meio à defesa do Mestrado em Comunicação.

“Tinha pretensão de ficar mais tempo em Campo Grande, foram 13 anos fora da última vez, a maior parte em Brasília, no Ministério da Cultura, na produtora Mercado Cultural e três anos na Funai (Fundação Nacional do Índio). Agora vou assumir o Museu da Fotografia de Fortaleza, uma estrutura nova e particular, que possui, seguramente, um dos maiores acervos fotográficos do país”, explicou Ortale, segundo quem a estrutura foi construída pelo casal Silvio e Paula Frota, que adquiriram vários acervos fotográficos pelo país que, além de garantir abrigo para um material único, também exerce um trabalho social relevante, que vai desde o atendimento a 90 mil crianças em idade escolar no ano passado às oficinas.de contação de histórias em hospitais, valendo-se das fotos do acervo.

“Tudo isso além de ser um espaço por excelência do registro da fotografia no país”, complementou o novo gestor do museu, que teve o currículo selecionado e, pelo menos nos próximos seis meses –duração do contrato de experiência, que antecede uma já desejada admissão por maior prazo–, terá a missão de cuidar desse novo patrimônio cearense.

Além de registros nacionais, o casal que idealizou o museu abriu espaço para exposições mundiais que estão aos olhos da população. “O museu abriga, por excelência, um espaço de exposições e dialoga com o popular. No fim do ano, há exposição dos alunos, cursos continuados para acompanhar o desenvolvimento do estudante e o traz para visitar”, explicou. “Há toda uma ação que desconstrói esse imaginário de que um museu deve ser reservado”.

Ortale destacou importância do Museu da Fotografia de Fortaleza (CE) tanto nas áreas cultural como social. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Com a ida de Ortale, o músico contou que procura meios e responsáveis para dar continuidade a projetos que tocada em Campo Grande, já que a gestão do Museu da Fotografia será a prioridade dos próximos meses, a fim de dar andamento a questões burocracias de uma instituição ainda nova –com apenas dois anos de vida.

O Papo Reto é veiculado toda as sextas-feiras no Bom Dia Campo Grande, com Celito Espíndola analisando fatos relevantes da semana e recebendo entrevistados para uma conversa descontraída sobre projetos e ações em diferentes segmentos.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.