Conhecido por seu trabalho musical, mas com passagens por diferentes setores de gestão na área da Cultura e Cidadania, ele contou ao Bom Dia Campo Grande que vai assumir a gestão do Museu da Fotografia de Fortaleza

O Papo Reto, do Bom Dia Campo Grande desta sexta-feira (14), serviu como uma “despedida” do músico Pedro Ortale de Mato Grosso do Sul. Conhecido do cenário cultural estadual, já ocupando inclusive postos de direção em fundações e secretarias do setor, ele está de malas prontas em direção a Fortaleza (CE), onde assumirá o comando do Museu da Fotografia –instituição de cunho privado e para o qual foi selecionado pelos mantenedores do espaço.
Ortale contou um pouco sobre as expectativas e o novo trabalho a Celito Espíndola que, na Educativa 104.7 FM, fez questão de deixar registrado “o profundo respeito e admiração pelo talento não só musical”, mas pela trajetória do entrevistado –que recebeu o chamado para o novo trabalho em meio à defesa do Mestrado em Comunicação.
“Tinha pretensão de ficar mais tempo em Campo Grande, foram 13 anos fora da última vez, a maior parte em Brasília, no Ministério da Cultura, na produtora Mercado Cultural e três anos na Funai (Fundação Nacional do Índio). Agora vou assumir o Museu da Fotografia de Fortaleza, uma estrutura nova e particular, que possui, seguramente, um dos maiores acervos fotográficos do país”, explicou Ortale, segundo quem a estrutura foi construída pelo casal Silvio e Paula Frota, que adquiriram vários acervos fotográficos pelo país que, além de garantir abrigo para um material único, também exerce um trabalho social relevante, que vai desde o atendimento a 90 mil crianças em idade escolar no ano passado às oficinas.de contação de histórias em hospitais, valendo-se das fotos do acervo.
“Tudo isso além de ser um espaço por excelência do registro da fotografia no país”, complementou o novo gestor do museu, que teve o currículo selecionado e, pelo menos nos próximos seis meses –duração do contrato de experiência, que antecede uma já desejada admissão por maior prazo–, terá a missão de cuidar desse novo patrimônio cearense.
Além de registros nacionais, o casal que idealizou o museu abriu espaço para exposições mundiais que estão aos olhos da população. “O museu abriga, por excelência, um espaço de exposições e dialoga com o popular. No fim do ano, há exposição dos alunos, cursos continuados para acompanhar o desenvolvimento do estudante e o traz para visitar”, explicou. “Há toda uma ação que desconstrói esse imaginário de que um museu deve ser reservado”.

Com a ida de Ortale, o músico contou que procura meios e responsáveis para dar continuidade a projetos que tocada em Campo Grande, já que a gestão do Museu da Fotografia será a prioridade dos próximos meses, a fim de dar andamento a questões burocracias de uma instituição ainda nova –com apenas dois anos de vida.
O Papo Reto é veiculado toda as sextas-feiras no Bom Dia Campo Grande, com Celito Espíndola analisando fatos relevantes da semana e recebendo entrevistados para uma conversa descontraída sobre projetos e ações em diferentes segmentos.
Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.