plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

“Guru” de Ciro e novo assessor de Witzel, Mangabeira Unger está no #Provocações desta terça

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Filósofo com extensa ficha de atuação na política brasileira será entrevistado por Marcelo Tas; programa vai ao ar às 21h15 na TVE Cultura
Marcelo Tas entrevista Mangabeira Unger no #Provocações desta terça-feira (13). (Foto: Reprodução)
Marcelo Tas entrevista Mangabeira Unger no #Provocações desta terça-feira (13). (Foto: Reprodução)

O #Provocações desta terça-feira (13) recebe o filósofo e teórico social Roberto Mangabeira Unger, que em agosto voltou aos holofotes graças à sua inserção na administração do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel –do PSC, um chefe de Executivo visto como conservador. O movimento chamou a atenção pelo fato de Unger, ex-ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Lula, ser tratado como “guru” do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), que integra um campo político diferente.

“Conheça o intelectual mais brasileiro com sotaque americano de Harvard”, anunciou o apresentador Marcelo Tas, ao comentar a atração que vai ao ar às 21h15 desta terça na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa.

Nascido em 24 de março de 1947 no Rio de Janeiro, é famoso pelas obras em Teoria Social, Filosofia e Direito, sendo defensor da capacidade de cada indivíduo em ascender a uma vida melhor –com o Estado e a sociedade devendo estar abertos a experimentações para garantir a emancipação.

Teve intensa atuação na política brasileira, sendo, no fim da ditadura, um dos autores do manifesto de criação o PMDB (em substituição ao MDB, no qual militou). Assessorou Leonel Brizola (PDT) em 1989 e 1994, quando este concorreu à Presidência da República, aproximando-se então de Ciro Gomes. Foi ministro-chefe da Secretaria de Planejametno de Longo Prazo e ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Também se arriscou a disputar a Prefeitura de São Paulo em 1999, desistindo da disputa em meio a denúncias sobre a construção do projeto, e costurou projeto para concorrer ao Planalto em 2006, pelo PDT e o PHS, que não avançou.

Com Witzel, Mangabeira Unger trabalhará no recém-criado Conselho de Desenvolvimento da Economia do Conhecimento, um dos focos do trabalho do filósofo que coloca o conhecimento, e não a produção industrial, como ponto de fortalecimento da economia. A aposta do governador do Rio de Janeiro –Estado que sofre com grave crise econômica há anos– é de que o projeto sirva de modelo para outros Estados.

Assista – Marcelo Tas comanda uma releitura do Provocações, programa que marcou época na TV Cultura com apresentação de Antônio Abujamra. No #Provocações, o formato da atração é revisitado tendo como pilares as entrevistas, filosofia e a interação por meio de redes sociais com a hastag #Provoca.

Produção da TV Cultura de São Paulo, a atração vai ao ar na TVE Cultura, pelo Portal da Educativa e na fan page da rede social Facebook às terças-feiras, a partir das 21h15.

(Com agências)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *