plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 05:15

“Guru” de Ciro e novo assessor de Witzel, Mangabeira Unger está no #Provocações desta terça

Filósofo com extensa ficha de atuação na política brasileira será entrevistado por Marcelo Tas; programa vai ao ar às 21h15 na TVE Cultura
Marcelo Tas entrevista Mangabeira Unger no #Provocações desta terça-feira (13). (Foto: Reprodução)
Marcelo Tas entrevista Mangabeira Unger no #Provocações desta terça-feira (13). (Foto: Reprodução)

O #Provocações desta terça-feira (13) recebe o filósofo e teórico social Roberto Mangabeira Unger, que em agosto voltou aos holofotes graças à sua inserção na administração do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel –do PSC, um chefe de Executivo visto como conservador. O movimento chamou a atenção pelo fato de Unger, ex-ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Lula, ser tratado como “guru” do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), que integra um campo político diferente.

“Conheça o intelectual mais brasileiro com sotaque americano de Harvard”, anunciou o apresentador Marcelo Tas, ao comentar a atração que vai ao ar às 21h15 desta terça na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa.

Nascido em 24 de março de 1947 no Rio de Janeiro, é famoso pelas obras em Teoria Social, Filosofia e Direito, sendo defensor da capacidade de cada indivíduo em ascender a uma vida melhor –com o Estado e a sociedade devendo estar abertos a experimentações para garantir a emancipação.

Teve intensa atuação na política brasileira, sendo, no fim da ditadura, um dos autores do manifesto de criação o PMDB (em substituição ao MDB, no qual militou). Assessorou Leonel Brizola (PDT) em 1989 e 1994, quando este concorreu à Presidência da República, aproximando-se então de Ciro Gomes. Foi ministro-chefe da Secretaria de Planejametno de Longo Prazo e ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Também se arriscou a disputar a Prefeitura de São Paulo em 1999, desistindo da disputa em meio a denúncias sobre a construção do projeto, e costurou projeto para concorrer ao Planalto em 2006, pelo PDT e o PHS, que não avançou.

Com Witzel, Mangabeira Unger trabalhará no recém-criado Conselho de Desenvolvimento da Economia do Conhecimento, um dos focos do trabalho do filósofo que coloca o conhecimento, e não a produção industrial, como ponto de fortalecimento da economia. A aposta do governador do Rio de Janeiro –Estado que sofre com grave crise econômica há anos– é de que o projeto sirva de modelo para outros Estados.

Assista – Marcelo Tas comanda uma releitura do Provocações, programa que marcou época na TV Cultura com apresentação de Antônio Abujamra. No #Provocações, o formato da atração é revisitado tendo como pilares as entrevistas, filosofia e a interação por meio de redes sociais com a hastag #Provoca.

Produção da TV Cultura de São Paulo, a atração vai ao ar na TVE Cultura, pelo Portal da Educativa e na fan page da rede social Facebook às terças-feiras, a partir das 21h15.

(Com agências)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *