plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Governo investe em quatro meses R$ 857,4 milhões em Saúde

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), não deixou de investir na Saúde mesmo com o recrudescimento da pandemia da Covid-19 e o aumento de casos da Influenza em Mato Grosso do Sul.

Conforme o balanço da prestação de contas do 3º quadrimestre (Setembro a Dezembro) de 2021, foram investidos R$ 857.438.379,92 na Saúde, sendo que o maior desembolso foi de recursos estaduais, com 88,91%.

Secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone

Representando secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, durante a Audiência Pública de Prestação de Contas da Saúde, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a importância do ato como uma oportunidade de apresentar à sociedade todo o trabalho desenvolvido pela SES neste período.

“É o momento de apresentarmos todas as ações e serviços de saúde que foram desenvolvidas dentro do Estado de Mato Grosso do Sul pela SES – no período de setembro a dezembro 2021. Nós tivemos vários avanços, mas tivemos alguns desafios enfrentados devido a pandemia da Covid-19 e o início da epidemia da Influenza em nosso Estado, mas mesmo com estas adversidades, conseguimos desenvolver as ações em todos os setores que foram necessárias e voltadas à promoção da Saúde pelo SUS”, explica Maymone.

Segundo a coordenadora de Planejamento e de Informação em Saúde (CPIS) da SES, Vanessa Rosa Prado, esta é a oportunidade que a Secretaria de Estado de Saúde tem para mostrar todas as ações à sociedade, ampliando com transparência todos os trabalhos realizados pela Saúde. “Neste relatório apresentamos um resumo referente às contas, do programado e do executado. Apresentamos ainda os dados de serviço e de gestão própria conforme estabelece a Lei, mas também falamos diretamente com a população sobre as entregas e o que já fizemos em cada período”.

Assim, no período analisado, todos os esforços foram direcionados para a ampliação do acesso aos serviços e à organização das redes de saúde com o lançamento de programas estratégicos como o Bem Nascer MS – que visa a redução de mortalidade materna-infantil no Estado – e a Caravana da Saúde com os projetos ‘OPERA MS’ e ‘EXAMINA MS’ – com objetivo de zerar as filas de cirurgias eletivas e exames diagnósticos de alta e média complexidade, garantindo assim, a ampliação e qualificação dos serviços oferecidos à população.

Coordenadora de Planejamento e de Informação em Saúde (CPIS) da SES, Vanessa Rosa Prado

“Ao lançarmos estes programas significa que nós estamos respondendo às demandas da Saúde, mostrando por meio destes resultados que estamos com um olhar mais atento às questões apresentadas. Isto é muito importante, principalmente quando oferecemos serviços que visam a promoção e a prevenção à Saúde com um único objetivo de atender toda população sul-mato-grossense com qualidade”, pontua Prado.

Para o presidente da Comissão de Saúde da ALEMS, deputado estadual Antonio Vaz, os dados apresentados à Comissão de Saúde do Legislativo foram importantes e esclarece o que o Estado tem investido na área da saúde. “O relatório foi bem claro, com os recursos bem usados para a Saúde em todo o Estado, principalmente para o combate à pandemia. Vejo que a população precisa se cuidar, se vacinar, usar máscara e todas as demais medidas de prevenção. Isto é muito importante, a população não pode sair assim e abusar da sorte, tem que haver uma participação de todos neste enfrentamento. Quero agradecer ao secretário de Saúde, Geraldo Resende, e a você, Dra. Christinne Maymone, à Vanessa Prado, pelo excelente trabalho realizado na Saúde. Conte sempre conosco”.

Investimentos em Obra

A política de regionalização da saúde segue firme com a construção dos Hospitais Regionais de Três Lagoas e Dourados que vão ampliar o atendimento à saúde de 43 municípios que formam as duas macrorregiões.

Presidente da Comissão de Saúde da ALEMS, deputado estadual Antonio Vaz

“A obra do Hospital de Três Lagoas está quase finalizada e a de Dourados também segue evoluindo de forma satisfatória. Além disto, nós também estamos investimos na compra de equipamentos, mantivemos o compromisso da transferência de recursos para os municípios para a combate à pandemia. Assim, conseguimos fortalecer toda a rede de saúde e garantir que todos cidadãos tenham o acesso aos serviços de saúde”, destaca Vanessa.

Além destas ações, a SES trabalha com ações voltadas no Projeto Integra SUS tendo como proposta o Planejamento do SUS e o Planejamento Regional Integrado. Além, de da continuidade aos projetos como o Planifica SUS e o Guia Orientador – que vem de encontro com o fortalecimento da vigilância e da Atenção Primária em Saúde e que são metas do Plano Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Rodson Lima, SES

Fotos: Wagner Guimarães, Alems

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.