plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 08:47

Governo entrega Centro Esportivo da Vila Almeida e anuncia plano de recuperação de praças esportivas em todo o MS

Espaço aguardava conclusão há 16 anos e será centro de referência para o paradesporto de MS; medalhista olímpica, Virna apadrinha a unidade e elogia preocupação com o esporte
Autoridades e convidados descerram placa de inauguração de espaço na Vila Almeida. (Foto: Humberto Marques)
Autoridades e convidados descerram placa de inauguração de espaço na Vila Almeida. (Foto: Humberto Marques)

Com a presença da ex-jogador de vôlei e medalhista olímpica Virna Dias, disputas amadoras e homenagem a um dos pioneiros que ajudaram a ocupar a região do Grande Santo Amaro, foi inaugurado na manhã deste sábado (24) o Centro Esportivo Mamede Assem José, na avenida Engenheiro Américo de Carvalho Baís, no Jardim Canadá –parcelamento da Vila Almeida, no sudoeste de Campo Grande. O ato pôs fim a uma espera de 16 anos dos moradores da região, uma das poucas da Capital ainda a não contar com um complexo esportivo desse porte, e ainda presenciou anúncio de um projeto que visa a reformar espaços de lazer em todo o Estado até 2022.

“Retomamos a obra no início de 2018. Havia um problema no convênio com o Ministério dos Esportes, que precisamos renovar”, explicou o governador Reinaldo Azambuja. “Este será um centro de referência para o nosso esporte paraolímpico, com locais específicos para treinos e apoio às modalidades, além de escolinhas para atender a toda a comunidade”, prosseguiu.

Foram investidos R$ 1,9 milhão em recursos do governo estadual e outros R$ 850 mil da União para a conclusão do empreendimento –que conta com duas quadras poliesportivas cobertas, vestiários, salas de treinamento e de administração, banheiros e estacionamento para quase 80 veículos.

Convidada de honra para a inauguração do centro, do qual se tornou madrinha, Virna deixou, literalmente, suas digitais no local: duas placas de concreto receberam a impressão de suas mãos, autografada, como forma de inspirar crianças em sonham se tornarem atletas a persistirem nesse objetivo.

“Fiquei muito lisonjeada em poder fazer parte disto. O que mais me encantou é saber que a população aqui gosta de esporte. O olhar para jovem, para o esporte, inclusive o paraolímpico. O esporte é transformador, afasta as crianças das drogas. Fiquei muito honrada em ‘colocar as minhas mãos’ em um evento deste”, comentou Virna, segundo quem o país vive um momento especial no desporto, após o bom desempenho no Panamericano de Lima (Peru) e a proximidade das Olimpíadas de Tóquio.

Virna deixou sua marca no Centro Esportivo. (Foto: Humberto Marques)
Virna deixou sua marca no Centro Esportivo. (Foto: Humberto Marques)

“Esses projetos começam como este, em meio à comunidade, e na escola. É cada vez mais difundirmos o esporte, descobrirmos novos talentos. Quantos existem e estão adormecidos?”, destacou a atleta. “O esporte exige um dia a dia muito árduo, sacrificante, mas muito prazeroso quando você alcança seus sonhos”, reiterou. Natural de Natal (RN), Virna disse que só perseverou no vôlei graças ao apoio que recebeu da família.

Também presente à inauguração, o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da obra ao dar fim a uma espera de quase duas décadas. “Foram 16 anos de obra parada, o que seria um desperdício de dinheiro público”, destacou, lembrando que, em sua gestão, decidiu dar continuidade às obras que se encontravam paradas de gestões anteriores antes de lançar novos projetos.

Homenagem

O Centro Esportivo da Vila Almeida recebeu o nome de Mamede Assem José, pioneiro da região do Santo Amaro que veio para o Brasil após o pai. Ele foi responsável pela aquisição das terras, loteamento e vendas das propriedades –inclusive com o uso de um ônibus por ele adquirido, com o qual levava clientes à região– que originaram aquela área de Campo Grande.

Filha de Mamede, Leila agradeceu homenagem ao fundador da região do Grande Santo Amaro. (Foto: Humberto Marques)
Filha de Mamede, Leila agradeceu homenagem ao fundador da região do Grande Santo Amaro. (Foto: Humberto Marques)

“Estou aqui para agradecer essa homenagem em nome da minha família”, disse Leila, filha de Mamede. “É especial ver uma obra com o nome dele na cidade que o recebeu de braços abertos há quase 90 anos, onde construiu sua vida e criou seus filhos. Meu pai era um grande homem, no coração e em suas atitudes, ao cuidar de um povo que o apoiou como se fossem seus filhos”.

Presidente da Associação dos Moradores da Coophatrabalho, William da Silva também destacou a inauguração e e a importância de reconhecer o papel de Mamede. “Foram 16 anos aguardando até recebermos esse complexo maravilhoso, que será modelo para o Brasil. E que é especial ao dar nome ao ‘seo Mamede’”, disse, apontando ter se movimentado junto ao governo estadual para garantir a homenagem –que teve a intervenção de autoridades como o deputado estadual Coronel David e o secretário especial Carlos Alberto Assis, ambos presentes à solenidade.

Projeto

Durante a solenidade de inauguração, Reinaldo destacou que o esporte é prioridade em sua gestão, resultando em ações como a retomada dos Jogos Escolares, nos Jogos da Melhor Idade, a estruturação da Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e o anúncio de aumento nos aportes ao Bolsa-Atleta e Bolsa Técnico. “Estávamos perdendo atletas, com esses apoios ajuda a segurar eles aqui”, destacou.

O governador também anunciou o início de tratativas com a bancada federal em Brasília para que sejam mapeados os espaços de esporte e lazer no Estado a fim de identificar localidades que não têm essas estruturas e aquelas que estão fechadas ou dependem de revitalização.

“O nosso grande projeto com a bancada federal será de poder reestruturar as praças degradadas nos municípios e levar àqueles que não tem um local a prática desportiva, com estrutura e organização da nossa Fundesporte”, pontuou o governador. Segundo ele, deputados como Beto Pereira e Vander Loubet solicitaram os dados. “Fizemos o estudo e o entregamos à bancada, que ficou de buscar os recursos e nós colocaremos as contrapartidas para, até 2022, revitalizar todas as praças”.

A inauguração do Centro Esportivo contou com disputas de voleibol, basquetebol, basquete adaptado, badminton e futsal, além de apresentações de atletas de judô e ginástica artística e bocha adaptada. Confira fotos da inauguração:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *