26 de abril de 2024 - 09:56

Governo abre espaço na RTVE para a cultura japonesa

Na 30ª Undokai, que aconteceu neste fim de semana, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, e o diretor-presidente da Rádio e TV Educativa, jornalista Bosco Martins, representantes do Governo no evento, anunciaram a abertura de espaço na grade das emissoras públicas do Estado para divulgação das atividades esportivas, lazer e artístico-culturais da comunidade nipônica de Mato Grosso do Sul.

undokai-foto2

Segundo o secretário Athayde Nery, que participou da tradicional gincana e grande festa promovida pela Associação Esportiva e Cultura Nipo Brasileira de Campo Grande, o Estado “deve reconhecimento da contribuição histórica dos japoneses e descendentes ao nosso desenvolvimento”.

Para o diretor-presidente da RTVE, “o governador Reinaldo pediu para anunciar a volta de um programa para a comunidade japonesa e que foi retirado da grade nos últimos oito anos. O programa deverá ser apesentado pelo médico cardiologista Marcos Paulo Tiguman para difusão das atividades esportivas e culturas da comunidade nipônica de Mato Grosso do Sul.

Undokai – A 30° edição da Undokai reuniu no último fim de semana cinco gerações entre descendentes e japoneses. O presidente da Associação, Acelino Sinjó Nakasato, diz que a cada ano é maior a participação de convidados não descendentes, para compartilhar da experiência e da tradição dos isseis (imigrantes japoneses), nisseis (filhos de japoneses), sanseis (netos de japoneses) e yonseis (bisnetos de japoneses). “É um encontro de congraçamento entre gerações. Já reunimos cinco gerações. Isso é motivo de comemoração”.

undokai-foto3

A Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira promove anualmente dois eventos com grande participação. Undokai e Bom Odori. Segundo Acelino, a Undokai está se popularizando por ser uma competição saudável, com atividades esportivas e de lazer, boas para a saúde. “Em japonês, ‘undo’ significa esporte. ‘Kai’ vem de união. Ou seja, é um momento para reunir a família, unir os amigos. É muito importante para nós. E também nos deixa próximos da cultura japonesa”.