7 de maio de 2024 - 10:56

Giro do Esporte celebra 12 anos com programa especial

Programa especial de aniversário. (Foto: Mariana Moreira)

Sob o comando da jornalista Eva Regina, o Giro do Esporte completa doze anos nesta terça-feira (1) e a programação vai ao ar de um modo todo especial, trazendo personalidades que fizeram e fazem parte dessa história pela Rede E.

Ao vivo, o Giro do Esporte começa às 10 horas com entrevistados especiais, entre eles, o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Marcelo Miranda.

A dupla sertaneja João Haroldo e Betinho também participaram desta edição comemorativa.

“Quando comecei no esporte, a gente começou a ir até os campos, as pessoas falavam quem é essa menina? Ela entende de alguma coisa? Por ser uma mulher a gente acaba tendo que provar mais, até para mostrar e conseguir o respeito de todos”. Essa é a análise da jornalista que é editora e âncora do programa desde o início e que puxa para si o fato de “ser uma responsabilidade maior”, explica Eva.

Sempre em cima do salto e com os chavões próprios seja do futebol ou de qualquer outro esporte na ponta da língua, Eva, conta que vivenciou momentos incríveis a bordo dessa nave chamada Giro do Esporte. “A mulher é bem mais detalhista em alguns aspectos e eu acho que isso nos faz mais curiosas. Para falar sobre o campeonato de boxe, por exemplo, precisei entender muitas coisas, os assaltos, os nocautes”, lembrou.

Segundo ela, parece que a cobrança é muito maior inclusive quando determinada modalidade esportiva é uma competição entre mulheres. “Quando a arbitragem é feminina, por exemplo, se ela erra, no outro dia está em todos os jornais, o que não acontece com os homens”.

Com essa preocupação, Eva conta que procurou, durante a preparação dessa grade de conteúdos, sempre incluir as competições femininas, como é o caso da Copa do Mundial Femino de Futebol, que acontece neste mês.

Atualmente, a equipe do Giro do Esporte conta com a participação do ex-jogador de futebol, Robert Almeida, que apresenta o programa ao lado de Eva como comentarista esportivo. “Ele acrescentou muito ao nosso programa, entende muito de tudo, não apenas do futebol que ele vivenciou. Ele tem carisma”, afirmou.

Além disso, o Giro conta com a reportagem de Ricardo Paredes e a produção de Mariana Moreira. “Somos uma equipe pequena, mas estamos bem fechados e a gente trabalha muito para levar o melhor do esporte aos nossos telespectadores”, afirmou.

História

O Giro do Esporte teve início com uma ideia do jornalista Carlos Voges (in memorian). “Ela já tinha passado por outros programas, o Cartão Verde MS e No tempo da bola. Daí me chamou e disse, vamos criar um novo programa, ter um espaço para falar do esporte e das novas modalidades. Posso pôr em suas mãos?”, conta Eva. Ela topou e hoje celebra seu décimo segundo aniversário junto do Giro.

No início, o Giro acontecia uma vez por semana. Com o passar dos anos foi ganhando espaço, corpo e expandindo outros dias da semana até chegar ao que é hoje, um programa diário sobre esportes com espaço para atletas regionais, nacionais e mundiais.

“Passa um filme na minha cabeça, quantas quadros criados, quantas coisas vivemos, passamos, quantos desafios. Vários atletas passaram por nós e ganharam o mundo”, conta. É o caso do atleta Yeltsin Jacques, corredor que acaba de receber destaque mundial como medalhista em paraolímpico.

O Giro do Esporte sempre priorizou também o futebol amador e as competições que acontecem nos campinhos com aquela característica puramente de lazer. “Não buscamos apenas os atletas de alto rendimento, é bem mais que isso. Estamos falando do esporte lazer, do esporte saúde, atividade física, aquele que reúne amigos, família”, destacou.

Para o diretor-presidente da Rede E, Elias Mendes, é um orgulho muito grande ter na grade da programação regional, um programa como o Giro do Esporte, que leva tantas lições de superação, de persistência ao nosso telespectador. “Porque o esporte é isso aí, são lutas diárias, responsabilidades, valores positivos e a busca pelo que é saudável”, pontuou ao parabenizar a equipe do Giro do Esporte.

Confira o Giro do Esporte também em nosso canal no Youtube