26 de abril de 2024 - 04:02

Gerente de Incubadoras Municipais fala ao Bom Dia Campo Grande sobre evento que mostrará cases de sucesso

Tereza de Oliveira detalhou na Educativa 104.7 FM evento que acontece nesta quinta-feira no Marco e que também mostrará trabalho das unidades de incentivo ao empreendedorismo
Tereza Oliveira (à direita) afirma que incubadoras visam a incentivar e dar suporte a ideias de empreendedores. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Acontece na noite desta quinta-feira (22), das 17h às 21h no Marco (Museu de Arte Contemporânea), em Campo Grande, uma apresentação sobre resultados das principais incubadoras de empresas do município. O Talento da Gente vai mostrar cases de sucesso a partir de empreendedores que começaram nos quatro “berçários” empresariais geridos pela Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), conforme explicou no Bom Dia Campo Grande a gerente das Incubadoras Municipais, Tereza de Oliveira.

Atualmente, são mantidas quatro incubadoras em diferentes áreas da periferia, nas áreas de Alimentos (no Santa Emília), Têxtil e Afins (Mário Covas), Artesanatos (Zé Pereira) e Tecnologia em Saúde (Estrela D’Alva). Tereza explicou na Educativa 104.7 FM que os atendidos nem sempre têm empresas constituídas, mas sim uma ideia inovadora que, ao ser apresentada a uma banca avaliadora, poderá ter a oportunidade de iniciar o empreendimento –o chamamento público de novas empresas ocorre mediante editais, havendo, no momento, abertura de duas vagas nas áreas de Alimentação, três em Têxtil e três em Tecnologia.

“Muitas vezes a pessoa já é uma empreendedora ou só tem a ideia, mas ela apresenta seu plano de negócios, que é avaliado e, se for considerado viável, é aprovado pela banca”, disse Tereza. Após ser aprovada, ela assina um termo de compromisso de aceitação de sala, no qual poderá ficar entre dois e dois anos e meio no espaço da incubadora –onde receberá espaços entre 35 e 70 metros quadrados e estrutura para o início de seu empreendimento, alinhado às consultorias oferecidas pela Sedesc.

“Nesses dois anos não oferecemos dinheiro. Oferecemos consultoria, orientação técnica, que é mais importante porque, muitas vezes, a pessoa tem uma ideia maravilhosa ou um produto inovador, mas não tem gestão. Conectamos empresas, via licitação, apontando o que a incubadora precisa”, explicou a gerente. Gestão financeira e marketing são algumas das áreas abordadas. “Nos dois anos e meio deixamos esse empresário formado para que saia pronto e não feche as portas depois, aprendendo a andar com as próprias pernas”.

Cases

Atualmente, as quatro incubadoras abrigam 26 empresas de diferentes dimensões, cuja produção é apresentada em feiras e eventos. Em 15 anos, o sistema coleciona algumas cases de sucesso: os temperos Vó Ermínia, “que começou na cozinha da casa dela”, hoje é uma empresa com 22 funcionários que vende produtos em sete Estados; enquanto a Raffinée, conhecida marca de petit gateaus e brownies com produtos em vários supermercados, prepara a abertura de uma linha de produção no interior de São Paulo.

“Eles vão gerar emprego e rende e ajudar a desenvolver a Capital. Este é o intuito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, destacou Tereza.

Homenagens

No evento desta quinta, produtos elaborados nas incubadoras estarão à mostra da população e pessoas que passaram pelo projeto darão seus depoimentos, a fim de compartilhar as experiências. Além disso, serão prestadas homenagens a alguns dos empreendedores que também realizam ações “que fazem a diferença na sociedade”.

Gerente disse que empresários que já passaram por incubadoras falarão no evento sobre suas experiências. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Tereza explicou que, entre as menções, está a de empreendedores que atuam no reaproveitamento de materiais para confecção (como bannes e faixas, que se transformam em bolsas), na alfaiataria com a promoção de “aluguel social” de roupas para eventos como formaturas ou baile a pessoas de baixa renda além do compartilhamento de serviços especializados, captura de abelhas para o incentivo à apicultura e beneficiamento do mel e um trabalho que se vale do barbatimão produzido por uma comunidade de Aquidauana para a fabricação de cosméticos –após pesquisa que apontou aspectos medicinais da planta usados, por exemplo, por puérperas em chás e banhos de assento.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.