18 de maio de 2024 - 00:18

Semana Nacional dos Arquivos em MS terá mostras, palestra e curso

Com mostras, visitações e curso, o Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade da Fundação de Cultura, participa da Semana Nacional de Arquivos,  evento idealizado pelo Arquivo Nacional desde 2017. A programação no Estado é totalmente gratuita, com atividades abertas já a partir desta sexta (2 de junho).

Com o tema “Arquivos – Territórios de Vidas”, a Semana Nacional de Arquivos busca, a partir desse chamado, estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuárias/os.

A Semana Nacional de Arquivos, tradicionalmente, tem como referência o 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, assim proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), em 2007. O marco fundamenta-se na data de criação do próprio ICA pela Unesco, em 1948.

Arquivos são instituições responsáveis pela preservação, a guarda, o acesso e a difusão de registros de vidas de diferentes épocas. Essas ações estratégicas são desempenhadas por pessoas que, no exercício de seus ofícios, contribuem cotidianamente para que a relevância do vivido no passado siga ativa no presente e no futuro.

Em 2023, o Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência, sendo este o tema da Semana Internacional de Arquivos. À luz dessa inspiração, a edição brasileira adota o tema “Arquivos – Territórios de Vidas”, no intuito de fortalecer perspectivas e demandas sobre o fazer arquivístico que têm ganhado relevo em nosso país.

Confira a programação:

Exposição Fotográfica Cia. Matte Laranjeira – 2 de junho a 2 de julho

Exposição “Cia. Matte Larangeira” apresenta fotografias que remetem à empresa Companhia Matte Larangeira, estabelecida após o fim da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai , na região hoje correspondente ao estado de Mato Grosso do Sul, a qual explorava economicamente os ervais nativos da região, com relações comerciais, políticas e de trabalho.

Visitação aberta no Arquivo Público Estadual, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 2º andar, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas

Curso: Introdução à Gestão de Massa Documental Acumulada6 e 20 de junho

Ministrantes: Prof. Douglas Alves da Silva e Prof.ª Doralice Martins.

Curso oferecido aos acadêmicos do curso de História da UFMS em Campo Grande, visando a imersão introdutória dos mesmos na gestão de documentos históricos em arquivos públicos.

As aulas acontecem das 9h às 11 horas no Arquivo Público Estadual, na Av. Fernando Correa da Costa, 559, 2º Andar. Aula das 9h às 11h

Palestra: Conhecendo o Acervo Regional do Arquivo Público Estadual de MS: possibilidades para a pesquisa – 15 de junho

Ministrantes: Prof. Douglas Alves da Silva e Prof.ª Melly Fátima Goes Sena.

Palestra destinada aos acadêmicos do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados, abordando o acervo regional do Arquivo Público Estadual de MS e as possibilidades de subsídios para pesquisa.

Evento acontece das 13h30 às 17h30, no Centro de Documentação Regional da UFGD, em Dourados

Visita técnica ao acervo do Centro de Documentação Regional da UFGD – 16 de junho

Local: Centro de Documentação Regional da UFGD – Cidade Universitária

Com informações de Ana Ostapenko (FCMS)