Rádio e TV Educativa de MS

Fertel abre as portas do Palácio das Comunicações para alunos da escola Visconde de Cairu

Estudantes do 6º e 7º ano puderam conhecer detalhes da produção da TVE Cultura e da FM 104.7 Educativa, além de acompanhar gravação e parte do pós-produção de programas
0

Alunos do 6º e 7º anos da Escola Visconde de Cairu, de Campo Grande, visitaram na manhã desta terça-feira (12) o Palácio das Comunicações J. Barbosa Rodrigues, sede da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul). Os cerca de 50 estudantes tiveram a oportunidade de saber como é feita a produção dos programas da TVE Cultura e da FM 104.7 Educativa, inclusive acompanhando gravações de algumas das atrações.

A visita, conforme explicou a professora Dayne Saibert, fará parte de um trabalho alusivo aos 100 anos da Visconde de Cairu, uma das mais tradicionais instituições de ensino de Campo Grande. “Comemoramos o aniversário no fim de 2018. Esse trabalho vai incluir a história de alunos e, inclusive, de nossos ex-alunos”, declarou.

Dayne explica que partiu da Visconde de Cairu o interesse em conhecer a Fertel, sendo um meio de permitir aos alunos conhecimento sobre meios de comunicação. “É importante, um diferencial, o contato dos alunos com a mídia, para conhecer o universo do rádio e da TV. Isso une o útil ao agradável”, contou.

Os estudantes foram recepcionados pelo diretor técnico Alexandro Martins Rocha dos Santos Silva, que, no estúdio principal da TVE Cultura, falou dos aspectos técnicos e atuais da produção televisiva –inclusive mostrando alguns dos equipamentos usados hoje na programação da emissora.

Dali, os estudantes puderam conhecer a mostra permanente na Sala da Memória Pedro C. R. Porfírio, na qual estão expostos alguns dos equipamentos usados ao longo dos mais de 30 anos da atual TVE Cultura e que contam a história da produção televisiva.

Eles também conheceram o Espaço Cultural Aldo Olarte de Souza, disponibilizado pela Fertel para artistas da terra exibirem suas obras. Ele exibe no momento a mostra “Todo Dia é Dia”, que reúne quadros de Leonor Lage, Andréa Luz, Elias de Paula, Ângela Miracema e Adrieli Kolate com a temática indígena.

Os alunos ainda puderam conhecer os estúdios da FM 104.7 Educativa, onde foram recebidos pelo diretor da rádio, Anderson Barão –que finalizava a apresentação do Manhã Educativa–, e da TVE Cultura, onde acompanharam parte da gravação do Som da Terra, apresentado por Zé Trovão.

“Foi a primeira vez que estive em uma emissora. Achei tudo muito legal, tanto os equipamentos quando o trabalho do pessoal”, afirmou Enzo Simonetti Silva, 13, aluno do 7º ano, que escolheu os estúdios e a ilha de edição como os pontos mais interessantes da visita.

Portas abertas – O espaço das mostras de arte e a Sala da Memória são abertos ao público-geral de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Já as visitas aos estúdios feitas por instituições diversas podem ser agendadas pelo telefone (67) 3318-3872, com Ana Rita Dorneles.

GALERIA DE IMAGENS

Confira os momentos da visita dos estudantes:

FOTOS: Daniela Lima

Compartilhe:

Deixe sua resposta

Seu endereço de email não será publicado.