plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de maio de 2024 - 09:35

Exposição no Marco permite que crianças interajam com obras de arte

A exposição “4 Mostras 4 Artistas”, com trabalhos de Katia Canton, Marcos Amaro, Alessandra Rehder e Ana Ruas, que está disponível no Marco (Museu de Arte Contemporânea) desde o último domingo (19) também conta com uma programação especial para as crianças.

O espaço Floresta Encantada, da artista Ana Ruas será aberto todos os domingos, das 16 às 17 horas, para que os pequenos interajam com as obras, com piqueniques, aulas de Tais Chuan, brincadeiras de bonecas, desenhos, poesias e até meditação.

Sua principal obra em exposição, uma tela de cinco metros, foi produzida em um trabalho conjunto com as crianças. Cada um pintava o que imaginava em uma Floresta Encantada e ela arrematou com flores e detalhes. “A ideia surgi a partir de uma viagem para a o Rio Grande do Sul, onde Ana tem familiares. “Vi uma plantação de pessegueiros na casa da minha tia quando estive lá ano passado, em julho, e me inspirei. Daí pensei: Por que não pintar flores? Nunca tinha feito isso antes. Em novembro trabalhei numa tela de cinco metros com as crianças no ateliê. Contei para eles a história do pé de feijão mas eles não tiveram interesse. Mas surgiu a ideia da Floresta Encantada”.

Segundo Ana, muitas ideias surgem durante no processo de montagem. Ela chama seu trabalho de coparticipação, com as crianças. Foi gravado um áudio por meio de aplicativo no celular com as crianças, em que eles falam sobre os elementos da Floresta Encantada. O próximo passo é produzir uma nova tela com esses elementos que elas falaram.

Na entrada da sala de exposição havia pirulitos e balas que as “fadas, duendes e gnomos da Floresta Encantada oferecem para as crianças de dentes moles e de dentes permanentes bem cuidados. A fadinha-chefe pede para guardar os papéis na lixeira”.

A exposição de Marcos Amaro apresenta esculturas com significado impactante, de grande e média proporção, destacando-se o caráter político e sentido eco-estético.

Alessandra Rehder usa a fotografia para mostrar suas viagens pelo mundo em busca de culturas que parecem esquecidas. Segundo informações do Marco, o isolamento humano e o olhar crítica da fotógrafa captam a natureza de uma forma sublime.

Por fim, Katia Canton se baseia nos contos de fadas e de magia para a construção de suas obras, dando destaque para o lugar atribuído à mulher e à criança no universo das histórias.

Todos estão convidados à visitação de “4 Mostras 4 Artistas”, que fica aberta para visitação até o dia 26 de março: de terça a sexta, das 7h30 às 17h30, sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas. O Marco fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas. Mais informações pelo telefone (67) 3326-7449.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *