6 de maio de 2024 - 14:57

Expedição MS apresenta belezas da rota rupestre de Alcinópolis

Um lugar icônico localizado em Mato Grosso do Sul. (Fotos: Carlos Capistrano)

“Resultado de um processo natural de sedimentação pelas forças dos ventos e das águas, que a natureza levou milhões de anos para formar e elo das duas maiores bacias da américa do sul, a do Prata e a Amazônica, o Pantanal é um dos lugares mais bonitos e preservados do mundo. Se na superfície da maior planície alagável do planeta veem-se os traços culturais do homem que a habita, seus costumes e tradições, é nas encostas de planalto que margeiam o pantanal que encontramos em grande quantidade e variedades de formas, expressivo patrimônio histórico, arte rupestre”.

E assim começa mais uma edição do programa Expedição MS, que nesta quarta-feira (28) apresenta a rota rupestre de Alcinópolis, cidade localizada no cerrado-pantanal em meio a tradição do agronegócios e convivendo com novos empreendimentos, como é o caso do turismo científico e de contemplação.

E que contemplação …

Alcinópolis possui mais de 30 sítios arqueológicos que impressionam pela profusão de imagens e cores. É a famosa rota rupestre de Mato Grosso do Sul. A maior quantidade de sítios arqueológicos é encontrada nas unidades de conservação do monumento natural Serra do Bom Jardim.

A equipe de reportagem pôde ver de perto as belezas diversificadas da região e seu entorno, com serras, morros, cânions, chapadas e chapadões, elementos próprios de uma natureza complexa e uma rede hidrográfica preciosa, berço de vários vestígios do tempo.

Equipe reunida em Alcinópolis. (Foto: Carlos Dihl)

Com a produção e reportagem de Ana Rita Dornelles e Carlos Dihl, o Expedição MS desta semana traz o Templo dos Pilares, lugar onde a arte rupestre aparece de forma monumental, com grafismos, pinturas, inscrições e gravações. São as primeiras manifestações do pensamento simbólico em um tempo anterior à escrita, um verdadeiro museu a céu aberto.

A rota cerrado-pantanal faz de Alcinópolis a Capital da Arte Rupestre de Mato Grosso do Sul e é prova viva de que preservar é viável, inclusive financeiramente para os municípios.

Em 1999, como medida de proteção, foi criado o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, com mais de 30 mil hectares, um importante corredor da biodiversidade do Pantanal, local onde estão localizados os sítios arqueológicos que impressionam pela profusão de imagens e cores. Para falar deste assunto, a reportagem ouviu o ambientalista Edilson Cotonette.

Alcinópolis, importante corredor biológico e patrimônio arqueológico inestimável! Ecos do passado, retratos da formação geológica da bacia pantaneira. Nos traços dos morros em forma de pirâmides e mesas e dos primeiros povoamentos humanos na região, um impressionante convite a uma área fascinante do conhecimento humano.

Riquezas visitadas.

Expedição MS

O programa Expedição MS traz uma série de reportagens voltadas à divulgação do Turismo em Mato Grosso do Sul nas mais diversas modalidades, como ecoturismo, vivencial ou de experiências, cultural e de eventos. Essa edição vai ao ar nesta quarta-feira (28), às 21h.

Seu formato recai no documentário clássico, ancorado em off e inserções de sonoras e personagens diretamente imersas na localidade em que estão inseridas.

A duração média é de até 27 minutos em dois blocos, com periodicidade quinzenal.  O desafio que se impõe é traduzir em imagens as belezas cênicas e o patrimônio natural e cultural do lugar.

Confira o Expedição MS desta semana:

Ficha Técnica:

Produção-executiva: Lu Tanno