8 de maio de 2024 - 09:18

Etapa 2 do Programa de Aquisição de Alimentos vai beneficiar 132 produtores de 10 cidades

Mato Grosso do Sul está inserido na segunda etapa do Programa de Aquisição Alimentar (PAA), que vai beneficiar 132 pequenos produtores de dez municípios. Serão R$ 858 mil injetados na agricultura familiar, com retorno para instituições que atuam na Assistência Social e atendem famílias em situação de vulnerabilidade.

Prefeito Odilon Ribeiro, de Aquidauana, foi o primeiro a assinar convênio para segunda etapa do PAA

O PAA na modalidade de compra com doação simultânea é realizado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. Na primeira etapa, realizada em 2020, foram beneficiados 395 agricultores familiares, 78 instituições e 12 municípios, que somaram R$ 2.565 milhões.

A partir da assinatura, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), inicia o processo dos convênios com os municípios. A secretaria também fará a chamada pública para habilitar os produtores. Cada agricultou habilitado receberá um cartão onde o recurso será depositado diretamente. Para estar apto, o produtor tem que oferecer no mínimo três diversidades de culturas.

“O programa é importante porque ele dá segurança ao segmento da Agricultura Familiar e atende a população mais carente. Isso vai ao encontro com o que o governador Reinaldo Azambuja nos orienta sempre de integrar as ações para beneficiar várias cadeias.”, disse o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

Nesta segunda etapa serão beneficiados os seguintes municípios:

Aquidauana, com 10 produtores e R$ 65 mil em recursos;

Brasilândia com 10 produtores e R$ 65 mil em recursos;

Caarapó com 10 produtores e R$ 65 mil em recursos;

Eldorado com 10 produtores e R$ 65 mil em recursos;

Itaquiraí com 15 produtores e R$ 97,5 mil em recursos;

Ivinhema com 15 produtores e R$ 97,5 mil em recursos;

Jaraguari com 10 produtores e R$ 65 mil em recursos;

Ponta Porã com 25 produtores e R$ 162,5 mil em recursos;

Sidrolândia com 17 produtores e R$ 110,5 mil em recursos;

Tacuru com 10 produtores e R$ 65 mil em recursos.

Prefeito de Jaraguari, Edson Nogueira também assinou documento do PAA

Ideologia do programa

O PAA, por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea, atua em duas frentes: ao comprar o alimento diretamente do pequeno agricultor, valoriza e estimula a atividade da agricultura familiar, fortalecendo esse segmento e incentiva a organização desses trabalhadores em cooperativas ou associações.

Os alimentos adquiridos são doados às entidades da rede socioassistencial (tais como: Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de

Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP),

equipamentos que ofertem o serviço de acolhimento e entidades de assistência social), aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos) e, à rede pública e filantrópica de ensino.

Priscilla Peres – comunicação Semagro